O Conselho da Comunidade da Comarca de Iporá, que tem a sua frente o advogado Dr. Fabrício Cunha, está anunciando melhorias no presídio de Iporá e que chegam por meio de parcerias. Segundo o presidente do Conselho da Comunidade, as ações tem respaldo em Estatuto (art. 6º, que estabelece as atribuições do Conselho).
No presídio de Iporá uma sala está sendo preparada para que o preso possa entrar em comunicação com o Juiz da Execução Penal. É a prática de video conferência. O Conselho da Comunidade faz chegar, com apoio do Juiz Samuel João Martins, equipamentos para essas video-conferências (web cam e demais aparelhos). A partir dos próximos dias não mais será preciso transportar o preso até o fórum de Iporá. O uso poderá ser também para conversas de presos com Ministério Público e advogados.
Na mesma oportunidade, o Conselho da Comunidade fez chegar ao presídio de Iporá kits de higine pessoal para os presos. O advogado que presidente o Conselho da Comunidade, Dr. Fabrício Cunha, juntamente com Eder Coelho Tavares (diretor regional presional) e Yan Jorge Leão (diretor local do presídio) estão anunciando boas conquistas para o futuro. Com apoio da Prefeitura, está sendo feita uma limpeza numa área do lote do presídio, onde antes existia uma casa e em cujo local haverá uma nova edificação. Estará sendo construído um galpão de atividades múltiplas, onde irá receber uma empresa de confecção de roupas para ocupação profissional de presos. A empresa a ocupar o local já participou de chamamento público e realizou convênio com o Estado. Será construído também um consultório para atendimento médico e odontológico e mais uma sala de aula. Conta Eder Coelho Tavares, diretor regional, que a obra será realizada em uma parceria da Diretoria-Geral de Administracao Prisional, através da 5a Coordenação Regional Prisional, Poder Judiciário e Ministério Público e toda ela a ser feita com mão de obra de presos.
O advogado Dr. Fabrício Cunha, presidente do Conselho da Comunidade, enaltece a participação do Juiz Dr. Samuel João Martins que, segundo ele, dá grande respaldo para as ações e incentiva a todos os membros do Conselho, de maneira exemplar e com sua luta diária a favor da sociedade iporaense.
Área que está sendo limpa para obra de galpão com múltiplas finalidades. Na foto, Walter Queiroz (presidente do Conselho da Comunidade), Duílio Siqueira (vice-prefeito), Yan Jorge Leão (diretor local do presídio) e Dr. Fabrício Cunha (presidente do Conselho da Comunidade)