Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Adair ouviu não do prefeito sobre representação de servidores no IPASI

Tramita na Câmara Municipal de Iporá o Projeto de Lei Complementar nº 04/2013 que dispõe sobre alterações dos artigos 71 e 72 da Lei Complementar nº 007/2006. O Projeto trata sobre a estrutura de pessoal do IPASI e sobre as condições em que alguém pode ser presidente e tesoureiro deste órgão, definindo a qualificação ideal para uma gestão que hoje lida com um valor superior a 10 milhões de reais em caixa.

A emenda que beneficia servidores

Uma polêmica em torno do projeto é com relação a uma emenda apresentada pelo vereador Gumercino Francisco, o Fio (PPS) e que solicita que os funcionários da Prefeitura, legítimos donos do recurso do IPASI (destinado a aposentadorias de servidores) sejam representados na diretoria do órgão. O vereador quer que o tesoureiro do IPASI seja indicado pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Iporá – Sindiporá, mantendo a vaga de presidente a cargo de livre indicação do prefeito.

Em sua tramitação na Câmara Municipal foi pedido vistas do Projeto de Lei. Isso significa mais tempo de estudo para o mesmo. Ele seria votado nas sessões de abril. Foi o vereador Francisco de Paula Rodrigues, o Chico Paulo (PSDB) que exigiu este prazo para mais apreciação do projeto e de sua emenda acrescida pelo vereador Gumercino Francisco.

Prefeito disse não para Adair

Nesse interim de mais discussão sobre o projeto, exatamente no dia 24 passado (quinta-feira), o presidente do Sindiporá, Adair Francisco, procurou o prefeito Danilo Gleic Alves dos Santos para saber a opinião dele sobre a emenda que garante participação dos servidores municipais na diretoria do IPASI. Adair afirma que ouviu do prefeito que este é contra a emenda que garante aos funcionários que indique o tesoureiro do IPASI. “Lamentavelmente o prefeito é contra a emenda”, afirmou para esta reportagem o presidente do Sindicato. E acrescentou: “isso é uma pena, pois seria a forma democrática dos servidores da Prefeitura participar da gestão do fundo que é deles próprios e tem mais, o quadro de funcionários do município tem muitas pessoas capacitadas para isso e podemos até preparar outras mais para a gestão do mesmo, de primeiro momento na tesouraria, como indica a emenda, e mais tarde, até para a presidência”.

Tendência de aprovação com a emenda

O Projeto deve voltar a discussão na Câmara nas sessões do mês de maio. Nos bastidores, esforça-se para convencer o prefeito a respeito da representatividade do Sindiporá no órgão. Fala-se numa reunião a ser feita nos próximos dias entre prefeito e vereadores. Na Câmara, o clima parece ser pela aprovação do projeto com a emenda do vereador Gumercino. Além dos votos da oposição, que são 4, a matéria teria votos na base de sustentação do prefeito. Alguns vereadores são ligados ao funcionalismo municipal: servidor (Eder), filho de servidor (Rodrigo), marido de servidora (Cleudes), além do posicionamento intransigente do autor da emenda, Gumercino Francisco. Esta pode ser a primeira derrota do prefeito em tramitação de projeto na Câmara.

Tem quem já faz lobby para ser tesoureiro

A possibilidade do Sindiporá indicar alguém para tesoureiro cria o murmurinho entre servidores. Já teve quem circulou entre vereadores fazendo “lobby” como indicado para a vaga. No entanto, o presidente do Sindiporá diz que não há escolha feita de nome para a tesouraria e que isso, se aprovado, passará por apreciação em assembleia do Sindicato, na qual qualquer um que preencher os requisitos, pode se candidatar.

O Projeto de Lei em tramitação estipula para a presidência do IPASI um salário de R$ 3.500,00 (gratificação de até 80%) e para o tesoureiro R$ 2.350,00 (gratificação de até 80%). A emenda do vereador Gumercino Francisco exige que o tesoureiro a ser indicado pelo Sindiporá tenha curso superior.  Para o cargo de presidente o projeto original exige que o gestor tenha o curso de CPA-10, da Anbima.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

Juíza rejeita ação de vereadores contra moradora que criticou taxa de iluminação
Governo investe até 380 mil para solucionar desafios de pequenas empresas
IPVA 2026: governo mantém calendário e concede 8% à vista
WhatsApp-Image-2025-12-16-at-12.06
“Iporá – Pegadas do Tempo” é filme que mobiliza 193 pessoas
WhatsApp-Image-2025-12-11-at-16.37
Estudantes no Desafio Liga Jovem Sebrae em edição nacional
Juíza rejeita ação de vereadores contra moradora que criticou taxa de iluminação
Governo investe até 380 mil para solucionar desafios de pequenas empresas
IPVA 2026: governo mantém calendário e concede 8% à vista
WhatsApp-Image-2025-12-16-at-12.06
“Iporá – Pegadas do Tempo” é filme que mobiliza 193 pessoas
WhatsApp-Image-2025-12-11-at-16.37
Estudantes no Desafio Liga Jovem Sebrae em edição nacional