A cidade de Piranhas passou este sábado, 19, sem prefeito e deve ficar ainda sem o Chefe do Executivo no domingo. A posse do vice-prefeito, André Ariza (PP), só deve acontecer na segunda-feira, 21. Até agora, final da tarde de sábado, ainda não chegou o documento do Judiciário que vai intimar o presidente da Câmara, Fernando Lizardo (PR), que é irmão do prefeito afastado, Otair Teodoro, a dar posse para o vice-prefeito Andre Ariza.
O afastamento de Otair Teodoro foi no final da tarde de ontem, sexta-feira. Vinte quatro horas depois, o vice-prefeito, aguardado para ser empossado, foi informado de que está faltando medicamentos no Hospital Municipal da cidade. Ironicamente, foi por causa deste assunto (medicamentos) que o titular do cargo foi afastado, na Operação Tarja Preta.
O Juiz de plantão neste final de semana na região é o de Aragarças. De lá virá o documento para intimar o presidente da Câmara a dar posse ao vice-prefeito. Isso seria feito até 14 horas deste sábado. Não aconteceu. Acredita-se que essa posse só deve acontecer na segunda-feira. O final de semana está dificultando o trâmite de documento.
Pessoas próximas do vice que passará a ser prefeito afirmam que em Piranhas a situação ainda tem outro fator complicador. É que o presidente da Câmara, Fernando Lizardo, o encarregado de presidirá sessão que vai dar posse para o vice, é irmão de Otair Teodoro Leite. Afirmam que ele certamente não tem muita disposição para esse ato legislativo de sessão solene de posse. Já há na cidade a afirmação de que poderá ser o vice-presidente da Câmara que vai presidir a sessão. A família de Otair Teodoro controlou absolutamente a cidade por meio da chefia do Executivo, Legislativo e na Secretaria da Administração, onde uma irmã do prefeito é a titular da pasta.