Na sessão de amanhã, quarta-feira, 11, a última ordinária do ano de 2013, conforme previsto em seu regimento interno, a Câmara Municipal de Iporá faz a votação para escolha de seu presidente para o ano seguinte. Está previsto que o jovem vereador Aurélio Fábio Teixeira, do PTB, deverá ser o escolhido para ficar a frente da Casa em 2014. As demais composições da Mesa Diretora (vice e secretários – 1º e 2º) não estão totalmente certas. Uma reunião entre os nove vereadores da base situacionista a ser realizada nesta terça-feira vai dar as definições finais para a chapa a ser apresentada.
A reportagem do Oeste Goiano falou nesta segunda-feira com o vereador Aurélio Fábio Teixeira. Ele diz que esta definição do nome dele para presidir a Casa no segundo ano de legislatura já é algo que é fruto de conversa desde antes da primeira eleição da Mesa Diretora, aquela de primeiro de janeiro de 2013, a que elegeu Duílio Siqueira (PSDB) como presidente. Na ocasião ficou decidido entre os que apoiam politicamente o Executivo que será dada a oportunidade para cada partido ter o seu ano de gestão a frente do Legislativo. O PSDB administrou a Câmara neste ano de 2013. Agora, para 2014, o PTB terá sua vez. São dois petebistas: Aurélio e Eder Manoel. Este último, com menos tempo para dedicar ao Legislativo (pois é funcionário do Hospital Municipal), permitiu ao colega de partido essa oportunidade. As conversas de início de mandato deixaram acertado que o terceiro ano de gestão será destinado a um vereador do PPS (Rodrigo Marques ou Gumercino Francisco). Para o quarto ano, falam em fazer um sorteio entre os que não tiverem ocupado a presidência e que pretenderem ao cargo. Perguntado sobre como será sua gestão de presidente, Aurélio Fábio disse que responderá essa pergunta somente após a eleição, já que isso ainda não se concretizou.
Reportagem falou com oposicionista
O Oeste Goiano procurou um dos vereadores de oposição para ouvi-lo sobre o assunto. Contactamos Elione Alves da Silva (PMDB). Perguntado sobre como o grupo de quatro vereadores irá agir, ele disse que alguma coisa somente será decidida numa reunião a ser feita meia hora antes da sessão de eleição. Elione antecipou que não há nada contra o nome do vereador Aurélio Fábio Teixeira (PTB). Para os quatro vereadores de oposição: 2 do PT (Paulo Alves e Valdomiro Alves) e 2 do PMDB (Adriano Coutinho e Elione Alves) as opções são de apoiar também a chapa única a ser formada, abster da votação ou apresentar um nome. Mas isso é decisão que só na véspera da eleição eles vão tomar. Elione nem cogita sobre quais atitudes podem ser adotadas.