Enviar um projeto de lei para a Câmara Municipal que altere o valor da multa cobrada de alguém que jogue lixo em local inapropriado é atitude administrativa que o prefeito de Iporá, Danilo Gleic Alves dos Santos (PSDB), diz que vai tomar nos próximos dias. Ele afirma que a lei municipal atual estipula multa somente entre 9 e 17 reais para o infrator que jogar lixo em local inapropriado e isso também agrava para que o morador não obedeça a fiscalização. “Fica mais fácil pagar a multa do que ir levar o lixo para o local apropriado”, diz o prefeito, ressaltando que o valor é defasado.
Mas o prefeito reconhece que não bastará isso. Ele diz que está consciente de que a Prefeitura não tem fiscais em número suficiente para fiscalizar e punir os moradores que jogam lixo nas áreas de entrada da cidade. Esse tipo de lixo é descartado, em muitas das vezes, à noite. Fica impossível para a fiscalização flagrar o transgressor. A saída para a comunidade do Cedro continua sendo o local onde mais se joga lixo: animais mortos, móveis velhos, restos de cozinha, restos de construções, etc…
Em entrevista na Rádio Rio Claro o prefeito Danilo Gleic mais uma vez pediu aos moradores da cidade para que colaborem na limpeza pública, com cada um fazendo a sua parte e, mais do que isso, que converse com o outro que não respeita a lei, para que se sinta responsável também em manter a cidade limpa.