Era um órgão de Gerência Regional. Agora é uma Coordenação de Gerenciamento. Isso significa que a Regional de Saúde Oeste I perdeu status perante o Governo Estadual. A Portaria nº 19/2015 – GAB/SES, publicada em 27 de janeiro definiu isso. A cidade de Iporá perde politicamente. As lideranças do município não conseguiram impedir o ato de gestão que desprestigiou a cidade.
Antes do ato havia rumores de que essa perca de status poderia ser pior. Cogitou-se em fazer com que o órgão de saúde de Iporá ficasse subordinado a São Luís de Montes Belos. Isso não ocorreu. O órgão de Iporá continuará imediatamente subordinado a Secretaria Estadual de Saúde (Goiânia). Em São Luís não houve esse desprestígio político. Lá, continua havendo uma Gerência Regional, tal como antes.
Na prática essa alteração tem a ver somente com redução salarial em cargo de chefia. A medida do governador Marconi Perillo é para enxugar a folha de pagamento. Isso foi adotado em várias outras regionais. O funcionamento do órgão continua o mesmo. Nessa Coordenação de Gerência continua Célia Barros. Também permanecem no órgão os mesmos seis supervisores de área.