Um assunto que em muito preocupa o vereador Rodrigo Marques (PPS) volta a ser alvo de sua ação. Trata-se da importância da instalação de câmeras para filmagens em pontos estratégicos da cidade.
Neste mês de junho de 2015 Rodrigo Marques apresentou mais uma matéria legislativa relacionada a segurança pública. Tramita o Projeto de Lei n° 21/2015 que determina que os bancos, correios, casas lotéricas e correspondentes bancários instalem sistema de monitoramento na área externa de suas instalações.
De acordo com vereador, essa medida possui dois importantes aspectos:
1º Aspecto Preventivo: Ao perceber o sistema de monitoramento, os marginais se sentirão ameaçados a prática do delito.
2° Aspecto Punitivo: Após cometido o delito, as filmagens captadas pelo sistema de monitoramento servirão para materializar o delito, facilitando a identificação e punição dos delinquentes.
“A instalação do sistema de monitoramento será fundamental para proporcionar maior segurança as instituições, bem como a toda população. Devemos criticar os problemas de nosso município, porém da mesma forma, devemos oferecer caminhos para que os mesmos sejam resolvidos”, ressalta o vereador.
Desde algum tempo o vereador Rodrigo Marques tem demostrado sua preocupação com a segurança pública em Iporá. No ano de 2013, juntamente com autoridades da área de segurança pública do município (Promotor, delegados, Polícia Militar, dentre outros) defendeu a necessidade de instalação de sistema de monitoramento em nosso município.
No mesmo ano, apresentou Indicativo de Lei nº 16/2013, solicitando a criação da guarda municipal no município de Iporá.
Infelizmente para a segurança pública de Iporá, as duas ideias foram rejeitadas.
No ano de 2013, juntamente com autoridades da área de segurança pública do município (Promotor, delegados, Polícia Militar, dentre outros) o vereador Rodrigo Marques defendeu em palestra a necessidade de instalação de sistema de monitoramento em nosso município.