A Prefeitura Municipal de Iporá, juntamente a Secretaria Municipal de Saúde se posicionaram, quanto à matéria emitida pelo Ministério Público e veiculada pelo site do Jornal Oeste Goiano (OG) sobre as adequações da Unidade de Saúde, do Jardim Monte Alto. Muitos problemas foram deixados naquelas e em outras unidades pelas gestões anteriores e desde 2013 quando a atual administração assumiu o município foi implantada uma força tarefa para adequação desta e de outras unidades de saúde.
A reforma da unidade do Bairro Umuarama já se encontra em andamento. A proposta cadastrada e aprovada tem como portaria nº 2.109, de 24 de setembro de 2014 no FNS (Fundo Nacional de Saúde). Essa proposta é destinada a ampliação dessa unidade fruto das constantes buscas junto ao Governo Federal para celeridade nessas ações. E quanto à unidade do Jardim Monte Alto já está em fase final de projetos e licitação, e as reformas serão feitas com recursos do próprio município, mais um resultado alcançado com gestão e planejamento, assim como tem sido feita todas as ações da atual administração que utiliza de sua prerrogativa para determinar, gerir, custear ou investir os recursos públicos pertinentes em cada área.
Diante disso, os números mostram que em 2015 já foram investidos uma média entre 29% a 32% da Arrecadação municipal em saúde pública, tanto em custeio como em manutenção. Basta fazer um comparativo da atual gestão com as gestões anteriores, tanto no quantitativo quanto no qualitativo investido ou em atendimentos realizados.
Levando em consideração que de acordo com o art. 156 e dos recursos de que tratam os arts. 158 e 159. Inc. I alínea “b” § 3ª da Constituição Federal que o mínimo exigido de 15% da arrecadação municipal seja investido em Ações e Serviços Públicos de Saúde. Baseado no levantamento desde 2010 chegamos aos seguintes números:
Em 2010 foram aplicados na Saúde municipal um percentual de 20,22% (vinte vírgula vinte e dois por cento);
Em 2011 foram aplicados um percentual de 27,63% (vinte e sete vírgula sessenta e três por cento);
Em 2012 foram aplicados um percentual de 22,89% (vinte e dois vírgula oitenta e nove por cento);
Em 2013 já na atual gestão foram investidos 27,82% (vinte e sete vírgula oitenta e dois por cento);
Em 2014 foram investidos 23,99 (vinte e três vírgula noventa e nove por cento).
E em 2015 até o momento já foram empregados uma média entre 29% a 32% na saúde pública do município de Iporá, somados esses investimentos até aqui, chegaremos a uma melhora considerável nos últimos 2 anos e meio, claro reiteramos que muito ainda falta para ser feito e estamos fazendo.
Além dos números inferiores recebemos a saúde publica em situação precária muito provavelmente pela não fiscalização de órgão competente que não se preocupava com tamanho desmando e temos sim a missão de fazer as correções necessárias e estamos fazendo, mesmo sabendo que isso não se faz a toque de caixa.
Quanto ao investimento em veículo e esporte citados na matéria, primeiro isso se deu pela necessidade que o município tinha, uma vez que não foi deixado pelas administrações anteriores nenhum veículo com condições adequadas principalmente para deslocamento em busca de recursos e ações de interesse público e da administração. Os recursos empregados em esporte é também uma das prerrogativas que não só atua como entretenimento como também relação em sociedade, lazer de uma população além de ser ferramenta de prevenção e manutenção da saúde.
A administração é sabedora que essa é uma demanda crescente que acompanha a evolução do município, por isso Saúde Pública é prioridade, assim os números apontam o aumento circunstancial nos atendimentos em todos os setores ligados a saúde do município seja em urgências, cirurgias, consultas, internações prestação de serviços dentre outras, sempre com uma equipe comprometida com suas funções e obrigações.
Para tanto na próxima quinta feira dia 16 de Julho está marcada uma reunião da gestão municipal juntamente com a Secretaria de Saúde com todos os coordenadores da saúde pública onde serão deliberadas as próximas ações voltadas para a melhoria da saúde do município.
E lembre-se a Prefeitura Municipal continua firme na luta contra a DENGUE. Faça sua parte, ajude a combater esse mal. Colabore também não colocando o lixo em árvores, utilize as lixeiras da Prefeitura ou particulares. FAÇA A SUA PARTE!