Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Descarga de lavagem de filtro da Saneago incomoda moradores

Desde a década de 70, quando a Saneago fez sua implantação de distribuição de água tratada em Iporá, que há uma descarga de lavagem de filtro da Estação de Tratamento da Saneago no Bairro Mato Grosso (de frente o CEPI Osório), a qual é encanada para vir a superfície no local conhecido como Setor Santa Catarina (proximidades da Gameleira, saída para Piranhas).

Na época em que decidiu-se deixar vir ali a superfície essa água, não havia na localidade loteamento e nem habitações, mas a situação de momento é diferente. Há um setor no local e não são edificações recentes. Há dez anos atrás já se falava do problema, de uma água que brota de uma tubulação e que pertuba moradores, tendo em vista a proximidade das casas. A reportagem foi informada pela Saneago de que a empresa tem um projeto para ser executado e que vai resolver o problema. Enquanto isso, os moradores amargam a falta de urbanismo do local.

Explicam os moradores que trata-se de uma água que sai da boca de um bueiro e passa na porta de diversas casas até chegar ao córrego Santo Antônio. Os moradores contam sobre os transtornos que vem passando devido a essa situação. A água que sai desse bueiro, segundo eles, tem cores preta, branca ou vermelha… e apresenta mal cheiro! Essa água passa pelas ruas de terra causando erosão, destruindo calçadas, causando mal estar aos moradores devido a esse mau cheiro e acreditam os moradores que a água contamina o córrego Santo Antônio e ainda pode apresentar contaminantes químicos (o que é bem provável pela cor, afirmam eles).

Os moradores que já sofrem com o problema por mais de década, esperam solução urgente. Junto a Saneago, a reportagem soube que há na Estação de Tratamento um dreno de lavagem de filtro e que segue em tubulação própria até a Rua Bahia, quando adentra em uma galeria pluvial feita pela Prefeitura. A partir de então, água da lavagem de filtro, junta-se com águas de chuvas. Esta galeria pluvial foi danificada com o tempo e com isso a água esparrama-se pelo setor. É preciso reformar esta galeria pluvial que foi estragada com as erosões do local.

A Saneago já tentou negociar com a Prefieutra a reforma desta galeria pluvial, mas isso vem sendo adiado. Quando se dá descarga em filtros lá na Estação de Tratamento, a água segue na direção do loteamento.

Por razões ambientais há uma opção agora na Saneago de tratar essa água que segue na tubulação e que esparrama no setor. Há um projeto de se tratar essa água que é de descarga de filtros e de decantadores, processo chamado de Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR). Foi feito um projeto para isso. Está em processo de licitação. E que será nas proximidades de um campo de futebol das proximidades. Pelo projeto, a rede será desviada do Setor Santa Catarina, desceria, passaria pela Estação de Tratamento a ser feita, onde a parte líquida seria rebombeada para a rede e a parte sólida iria para decantador, de onde se retira, não indo mais ao Córrego Santo Antônio. Isso que se projeta a ser feito é objeto também de entendimento com o Ministério Público. Existe um prazo para se concluir isso. Está sendo feita desapropriação de terreno a ser usado para a obra de UTR. Todas as estações de tratamento da Saneago terão que ter este tipo de serviço em resíduos.

Outra responsabilidade no local é também da Prefeitura que precisa retirar a rede pluvial do local, já que no período chuvoso a situação se agrava mais ainda considerando o volume de águas. Caberá também ao Município fazer um desvio desta galeria, contornando a área. Já foram feitas reuniões entre moradores, Saneago e Prefeitura sobre essa pauta. Existem pessoas que querem edificar residencias no local e estão impossibilitadas, diante do problema que se divide em dois: o dreno da Saneago e a galeria pluvial estragada.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

cel
Curto-circuito: como identificar e prevenir acidentes
WhatsApp-Image-2024-10-20-at-09.02
Treinamento sobre vendas foi ministrado para comerciantes e comerciários
Candidatos únicos são aclamados em Ivolândia, Israelândia e Fazenda Nova
urna1
Justiça deu carga e fez lacrações nas urnas a serem usadas
Com 152 número de candidatos a vereador é recorde em Iporá
cel
Curto-circuito: como identificar e prevenir acidentes
WhatsApp-Image-2024-10-20-at-09.02
Treinamento sobre vendas foi ministrado para comerciantes e comerciários
Candidatos únicos são aclamados em Ivolândia, Israelândia e Fazenda Nova
urna1
Justiça deu carga e fez lacrações nas urnas a serem usadas
Com 152 número de candidatos a vereador é recorde em Iporá