As primeiras sessões ordinárias do ano e de uma nova legislatura passam a ser realizadas nesta segunda-feira, 8.
Depois de posse e recesso, os vereadores (eleitos ou reeleitos) tiveram tempo para organizar seus gabinetes e pensar as primeiras ações do mandato.
Mesmo em recesso, não faltaram ações de fiscalização dos dois vereadores do Republicanos: Moisés Magalhães e Heb Keller, que estiveram conferindo de perto se as vacinações anti-Covid estiveram transcorrendo com normalidade. O assunto foi polêmico e está nas mãos do Ministério Público, a fim de que manifeste sobre. Tem a suspeita de furo de fila na vacina. Mas tem também alegação de que a ação de fiscalização extrapolou limites.
Nesse clima de embate político entre os vereadores independentes e os da base de apoio do prefeito Naçoitan Leite (PSDB), as sessões ordinárias se iniciam a partir de 9 horas desta segunda-feira, com transmissão pela internet: https://ipora.go.leg.br/ao-vivo
Samuel Queiroz (PP), presidente da Câmara, conversou com a reportagem do Oeste Goiano nesta semana passada. Disse que será colocada em pauta uma propositura da Mesa Diretora para antecipar os horários de sessões, regimentalmente marcada sempre para às 9 da manhã. O pedido de mudança é para que esta comece às 8 horas. Explica o presidente da Câmara que a antecipação é para que a manhã seja melhor usada nos trabalhos legislativos, uma vez que em muitas ocasiões, em sessões longas, alcança-se a hora do almoço e não é possível encerrar uma sessão. Nos casos de suspensão de trabalhos de sessão, a duração extrapola ainda mais para a tarde. Mas essa mudança de horário só será feita se a maioria dos vereadores concordarem.
São cinco sessões ordinárias por mês: de segunda a sexta. Em pauta: problemas de Iporá. E que são muitos!