Começou a funcionar nestes últimos dias em São Luís de Montes Belos uma unidade do Instituto Médico Legal (IML), mais abrangentemente a 9ª. Coordenação Regional de Polícia Técnica Científica (CRPTC). Este era um sonho de décadas em São Luís, longo tempo em que a cidade tinha que recorrer a órgãos de outras cidades para atendimento nesta área.
O prefeito Major Eldecírio, em vídeo ao público, enalteceu a conquista, afirmando ser marcante para a comunidade local o que se consegue, com a união de vários esforços.
Nycolle Carulynne, que está a frente do órgão em São Luís, afirma que o local é um posto de atendimento para abrangentes serviços, atuando não somente na Medicina Legal em casos de óbitos, mas também na Perícia Legal, que é a criminalística, que ajuda a desvendar crimes.
O vice-prefeito Jorcelino Marques Palmeiras Junior (Júnior da Receita) relembrou que desde meados do ano passado se passou a falar na conquista de forma mais frequente e, agora, é realidade. Atribui a concretização disso a forças do Democratas na localidade e ao governador Ronaldo Caiado, além de empenho de diversas autoridades montebelenses. Relembra a luta do deputado federal Zaccharias Calil que sempre cobrou um IML para São Luís de Montes Belos.
Joaquim Monteiro, presidente da Câmara Municipal de São Luís, enfatiza que é mais um serviço público que na cidade passa a atender melhor a todos, com mais agilidade na demanda. A vereadora Maria dos Anjos Ribeiro afirma que todos estão de parabéns pela conquista e também agradece ao governador Ronaldo Caiado.