Às 9 horas desta sexta-feira, 29, em Montes Claros e, às 11 horas, em Diorama, é data e horários para encerrar uma novela de décadas. Será o momento de inauguração do trecho de 11 quilômetros da GO-174, entre Diorama e Montes Claros de Goiás.
Com a inauguração fica selada a plena conquista desta obra, e que está, desde alguns dias, já em uso, inclusive, sinalizada. Desde a década de 80 esse asfaltamento é assunto das rodas políticas, em uma sucessão de governadores, com todos em promessa de execução, mas sem a iniciativa. O Governo anterior iniciou, mas não concluiu.
Ronaldo Caiado é o governador que inaugura sua conclusão em visita, quando haverá solenidade com presença de prefeitos da região, especialmente de Altamiro José de Lima (Diorama) e José Vilmar Maciel (Montes Claros), os dois gestores a frente dos dois municípios diretamente mais beneficiados. A obra interliga com asfalto outras rodovias no eixo norte sul.
Desde o ano passado já se tinha a ordem de serviço dessa obra assinada, mas com a vinda do período chuvoso, esperou-se por meses. Naquela ocasião o presidente da GOinfra, Pedro Sales, anunciou em vídeo que a Diretoria de Obras Rodoviárias do órgão tinha conseguido superar os entraves burocráticos e fazer nova licitação.
A obra ficou inacabada da última contratação porque a empreiteira a abandonou por ocasião da transição do Governo de José Eliton para o de Ronaldo Caiado. No abandono de obra, teve-se que abrir licitação para nova empreitada.
A história da obra já passou por vários percalços. Quando a empreiteira Feijãozinho Ltda. que era a contratada, assumiu a obra, eram 21 quilômetros que ainda faltavam. Abandonou a obra deixando 11 quilômetros sem pavimentação. Eram trechos intercalados, com asfalto e sem a pavimentação. Iniciou por Diorama, fez-se um trecho e ficou chão em seguida. Tinha outro trecho que foi asfaltado logo a frente e, em seguida, mais trecho de chão. Essa pavimentação foi agora consumada.
Os 11 quilômetros que restavam estiveram entregues para a Mesa Serviços e Projetos Ltda. O valor da obra foi de 10 milhões e 83 mil reais, recursos do Tesouro Estadual e do BNDES.