Moradores do Setor Novo Horizonte em Iporá procuraram a reportagem do Oeste Goiano para reclamar de que onde moram a rede de esgoto está aparentemente pronta desde algum tempo, mas não se permite a ligação das fossas das casas na mesma.
Isso ocorre tanto no Setor Novo Horizonte I, quanto no II e III. Já faz meses que se fez as escavações nas ruas desses setores e foram colocadas as manilhas que vão canalizar o esgoto sanitário.
O problema para esse atraso são estragos que foram feitos nos PVs da rede de esgoto. Esses estragos foram feitos por obras da pavimentação da Prefeitura de Iporá. Ao preparar o solo estragos comprometeram os PVs.
PVs são Poços de Visita. PV de esgoto de rede sanitária é tal como o “bueiro”, a qual designa a instalação que dá acesso às redes de serviços subterrâneos, como esgoto, telefone, energia elétrica e acesso aos córregos e rios canalizados e cobertos.
No presente caso, somente para esgoto. O sistema de coleta de esgoto necessita de poços de visita e são usados em ocasiões quando se faz mal uso da rede e é preciso haver desentupimento.
Os poços de visita são construídos em trechos estratégicos e de fácil acesso nas cidades, para facilitar as manutenções nas redes de esgoto. Quando do preparo de solo para asfaltamento, alguns desses foram estragados. A Saneago está providenciando os reparos para, em seguida, poder permitir as ligações das fossas e com isso atender os moradores do setor.