A professora de educação física Helen Cristina Vasconcelos está levando alegria e condições de vida saudável para pessoas que são residentes em bairros de Iporá. Isto ocorre com a prática da zumba, um ritmo que, a cada dia, agrada mais pessoas da cidade. Está em andamento o Projeto Estação Corpo em Movimento. Depois de experiência com zumba na Academia Nado Livre, a professora decidiu popularizar ainda mais a prática,a partir de quando foi convidada a dar aulas na Vila Itajubá, cobrando um valor financeiro simbólico para ali levar atividade física para as pessoas que não tem acesso à academia. Depois da Vila Itajubá, o projeto foi se espalhando, por convites que recebeu, para outros quatro bairros da cidade de Iporá.
Eventos maiores estão sendo feitos com a prática da zumba. Um primeiro evento foi feito em fevereiro desse ano e um outro está sendo organizado para o dia 6 de julho, na Mansão Casa Verde. Vai ser com a participação de todas as turmas e aberto para toda a comunidade.
A professora Helen Cristina Vasconcelos, que é formada em Educação Física pela UEG e credenciada pelo CREF (Conselho Regional de Educação Física ), trabalha na Academia Nado Livre como instrutora ZIN de Zumba, personal trainer, professora de spinning e natação. Ela conta que conheceu a zumba em 2014, no Goiânia Capital Fitness, que é um evento que acontece todos os anos para os profissionais de Educação Física e simpatizantes da área.
A professora explica que ao deparar com a zumba foi paixão à primeira vista. Fez o curso e todos os anos faz mais outros cursos na área. Ela explica que a zumba é um programa para fitness inspirado principalmente pela dança latina. Foi criado pelo colombiano bailarino e coreógrafo Alberto Perez e já se espalhou por mais de 150 países do mundo, conquistando milhões de pessoas. A zumba usa os princípios do treinamento de resistência e intervalo de treinamento físico para aumentar queima de calorias, tonificação total do corpo e queimar gordura. É um método de combinação de passos simples, divertido, viciante e para todas as idades. A música incorpora vários estilos na rotina, como: merengue, reggaeton, pop, cumbia, mambo, salsa, flamenco, calipso, entre outros. As seleções de música envolvem ritmo lento e rápido para poder tonificar o corpo. Os benefícios da dança são inúmeros e vão muito além do corpo. Explica ainda que, além de todo o benefício do exercício físico, do emagrecimento, do trabalho cardiorespiratório, a zumba trabalha a coordenação motora e também a parte social com a dinâmica em grupo. Trata-se de prática muito gratificante e prazerosa de se ver o que atividade física é capaz de proporcionar às pessoas. O projeto social tem alunas de 4 a 81 anos, do qual todas gostam e se divertem. Várias delas já perderam peso e melhoraram sua condição física e motora.
Turmas e locais de Zumba:
ACADEMIA NADO LIVRE: SEGUNDA E QUARTA AS 19:00HRS
VILA ITAJUBÁ (CAPELA DA IGREJA CATÓLICA): SEGUNDA AS 20:00 HRS E SEXTA AS 19:00 HRS
VILA FERREIRA (ESCOLA VALDIVINO): TERÇA E QUINTA AS 19:00 HRS
BAIRRO SÃO FRANCISCO (SALÃO AO LADO DA CAPELA DA IGREJA CATÓLICA): TERÇA E QUARTA AS 20:00 HRS
JARDIM MONTE ALTO (ESCOLA JORCELINO): TERÇA E QUINTA AS 17:30 HRS
“A ZUMBA É PARA QUALQUER UM, VOCÊ VAI NO SEU LIMITE, NÃO TEM REGRA, O IDEAL NÃO E O MOVIMENTO PERFEITO , E SIM SE DIVERTIR”