Três monumentos em chegadas à Iporá lembram que a cidade é a capital dos muladeiros. Dos três monumentos previstos para serem instalados antes da festa, o primeiro foi inaugurado na tarde desta quarta-feira, 17, nas proximidades do Parque de Exposições, chegada de quem vem da direção de Goiânia.
Outros dois monumentos serão instalados nos próximos dias, na saída para Rio Verde e saída para Barra do Garças. Em material resistente, apropriado para escultura, o monumento feito por artista de Goiânia, lembra a mula, animal que é o centro do Encontro Nacional que acontece em Iporá, sempre na última semana de janeiro de cada ano.
Esses monumentos foram confeccionados por contratação da Associação dos Muladeiros do Oeste Goiano (Amog) e colocados nas chegadas da cidade, com apoio da Prefeitura Municipal de Iporá.
Uma rápida solenidade marcou a instalação do primeiro momento, instalado sobre o letreiro com o nome da cidade. Naçoitan Leite, acompanhado de secretários da gestão municipal, falou durante a solenidade, mostrando o entusiasmo de perceber que a festa de Iporá é realmente algo que referencia a cidade como capital dos muladeiros. Ele disse do seu apoio para o evento e da satisfação em fazer com que o poder público participe da festa.
Corival de Souza Vieira, presidente da Amog, também mostrou entusiasmo com mais um evento marcado para os próximos dias e disse que os monumentos fortalecem a imagem de Iporá como terra de muladeiros e onde se faz um evento que chama a atenção do país.
Além de Corival, estavam presentes outros muladeiros: Túlio, Carlão e William. Esteve na solenidade também, Nilton Pereira, tesoureiro do Sindicato Rural, entidade que cede o Parque Agropecuário como cenário para o grande evento.