Maura Bueno, professora, deixa sua mensagem nesta ocasião do Jubileu de Prata do Lago Pôr-do-Sol. Ela relembra toda euforia do povo quando da ocasião de inauguração e anos seguintes, mas percebe que, com o tempo, vieram problemas. Conclama a união de muitos por sua revitalização
A seguir, palavras de Maura Bueno
Jubileu de Prata do Lago Por do Sol – Como usuária, quase que diária, do Lago Por do Sol, desejo neste dia de celebração dos seu 25 anos de existência externar minha gratidão ao então prefeito municipal, Dr Mac Mahoem Diniz, pela sensibilidade em criar e presentear a cidade com um lugar tão especial e útil a comunidade. Desejo, também, fazer uma breve reflexão sobre a condição atual do Lago.
25 anos, JUBILEU DE PRATA! Comemoração ou lamento? Um jovem em seu pleno vigor, ou um moribundo, asfixiado lutando para sobreviver abandonado a sua própria sorte… Foi com festejos de alegria e até uma certa dose de vaidade que recebemos, na gestão do então prefeito municipal, Dr. Mac Mahoem T. Diniz, em 1996, nosso lindo lago. Estávamos todos felizes e eufóricos, tínhamos enfim um lindo cartão postal, um lugar agradável, ambiente saudável e público para compartilharmos em família e com amigos.
Era com certeza, “O Lugar” da cidade! Nosso “best place”, o nosso “point”… o Lugar dos encontros de todos os dias, das caminhadas matinais e vespertinas, dos piqueniques da família, dos encontros dos namorados, das recreações, dos eventos cívicos, escolares e das celebrações religiosas … lugar das crianças brincarem, dos idosos passearem… das diversões noturnas, da prática de esportes…o lugar público mais usado e mais democrático da cidade..
O Lugar das celebrações! Mas o tempo… ah, tempo!… Ele passou e trouxe consigo o desgaste, a deterioração…e também a necessidade de revitalização, de reformas que não vieram… O tempo… ah, tempo!…
Ele passou e levou consigo a beleza que deu lugar a uma vegetação mal cuidada, asfaltos rachados, esburacados, chalés abandonados e fechados…o lago assoreado… ASSOREADO!!! Tempo, tempo, tempo…ah, tempo!… Você foi cruel com a gente! Foi devastador com nosso lago… Sem manutenção, sem revitalização, sem cuidados diários, sem investimento público o nosso lugar está morrendo…
Mas, tempo… Ainda há tempo de recuperação, de revitalização… É preciso ter vontade da parte dos gestores públicos… É preciso mobilização popular, dos vereadores, das lideranças de classes civis, militares, religiosas e da população em geral… Um comprometimento e mover em favor do nosso lugar para que com alegria possamos CELEBRAR!
“Tudo passa rápido e nós voamos.” Sl 90:10