Este 2022 foi especial para a tradicional cavalgada da Comitiva Mensageiros do Araguaia. É que completaram agora 10 anos em que estes fazem anualmente o trajeto de 120 quilômetros entre o Rio Araguaia, a partir das proximidades do Registro do Araguaia, indo rumo ao Travessão do Campo, nas margens do Rio Claro e proximidades de Jaupaci.
É geralmente neste período de estiagem, em fim de semana de ocasião do feriado de 7 de setembro que estes amigos da comitiva, incluindo adultos (maridos e esposas), jovens e crianças, passam cerca de quatro dias cavalgando por estradas que proporcionam o descanso do olhar, o descanso da mente e a boa reflexão sobre a vida, o passado e sobre as tradições das famílias.
Estes da Comitiva Mensageiros do Araguaia são pessoas de Iporá e da região. A maioria deles de convivência na região de Jaupaci. Todos apreciam a cavalgada e o cultivo das boas tradições. Fazem parte pessoas como o Luziano Guimarães e a esposa Kálita, Niuton Rocha e os filhos Iram e Humberto, o Adolf Rommel, Sanatiel e o filho Daniel da Mata, além de outros.
Um dos participantes é o Padre Melquíades. Com a presença dele e de todos, esses dias de cavalgada são momentos de enlevo em orações, sempre valorizando a vida que precisa ser vivida no cultivo de valores cristãos. Os que cavalgam fazem pernoites em fazendas, onde sempre deixam uma mensagem aos que os acolhem. Uma estrutura de apoio em veículos acompanha a comitiva.
O término da cavalgada, na Praia do Travessão do Campo, no Rio Claro, é momento de lazer, onde costuma ter até show musical. Os participantes não abrem mão dessa cavalgada anual. Ficaram dois anos impedidos pela pandemia de sua realização. Mas a volta foi intensa, festejando os 10 anos da cavalgada e imaginando um futuro de muitos bons momentos nesse mesmo trajeto de contato com a natureza.
Kálita registrou as imagens abaixo.
O Facebook Mensageiros do Araguaia tem mais fotos.