Comitiva composta por 19 pessoas, incluindo o presidente da OAB-GO, Enil Henrique de Souza Filho e demais representantes da Seccional, reuniu-se no último dia 20, com o assessor do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), Sebastião Neto, com o intuito de buscarem melhorias para a advocacia da Comarca de Iporá.
Atualmente a Comarca possui três vagas para juízes, porém apenas uma está sendo ocupada. Isto tem provocado transtornos para a advocacia e geração de um déficit aproximado de 10 mil processos parados. A comitiva, por meio do presidente da Subseção de Iporá, Claiton Alves dos Santos, ressaltou a importância da busca consciente para que a solução ocorra. “Os clientes não entendem a demora nos processos. É necessária a união de forças para resolução dos problemas. Nosso intuito é ajudar a acudir esta questão do judiciário”, explica.
Sebastião Neto ressaltou que há um concurso em andamento para juiz substituto, com a primeira fase marcada para março e, isto gera uma perspectiva. Porém, ele prometeu estudar a possibilidade de abrir novos editais para a Comarca de Iporá e colocou-se à disposição para tratar do assunto. “Tudo vai depender também do interesse dos candidatos em querer ir para a cidade. Levarei à apreciação da presidência para que possa ser feito um edital de provimento. As portas do TJ-GO estão abertas e coloco-me à disposição para tratar do assunto”, conclui.
O presidente da OAB-GO reforçou que a dificuldade encontrada pela advocacia na Comarca de Iporá é a carência de mais um magistrado. “É humanamente impossível que o único magistrado em Iporá consiga desenvolver a contento o seu trabalho, dada a grande quantidade de processos da cidade e regiões vizinhas. Isto causa problemas para o judiciário e para o próprio magistrado que está na Comarca. Esperamos que o Tribunal de Justiça de Goiás possa atender nosso pedido e publicar edital para remoção ou promoção de magistrado que esteja interessado em residir em Iporá“, finaliza.
Dentre os demais presentes, esteve também o secretário-geral da OAB-GO, Julio Cesar Meirelles, a diretora-tesoureira da Subseção de Iporá, Davina Abadia de Moura, o secretário-geral adjunto, Isley Ferreira Vilas Boas e demais representantes das Prefeituras e Câmaras Municipais de Iporá, Diorama e Amorinópolis.
De acordo com dados de 2010 do IBGE, a população estimada de Iporá é de 31.300 habitantes. Segundo o site da prefeitura, a economia da cidade é baseada na agricultura, pecuária e expressivo comércio local que atende também as cidades vizinhas de Diorama, Amorinópolis, Israelância, Jaupaci e Arenópolis. Iporá possui universidades particulares e públicas como a Universidade Estadual de Goiás e o Instituto Federal Goiano, além de vários colégios públicos e particulares para atenderem à população em idade escolar.
Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO
Cleiton Alves, presidente da subseção de Iporá, Sebastião Neto assessor, da presidência do TJ e Enil Henrique de Souza Filho, presidente da OAB-GO