A diretoria da OAB de Iporá, juntamente com a Comissão da Mulher Advogada (CMA) inicia nesta sexta-feira, 19, uma campanha com o objetivo de incentivar que, mulheres vítimas de violência doméstica, tenham segurança em denunciar seus agressores, por meio de um símbolo, um “X” na mão e ao exibi-lo ao farmacêutico ou ao atendente da farmácia, a vítima poderá receber auxílio e acionar as autoridades. Para tanto, a ação conta com a participação de quase 10 mil farmácias em todo o país, e é uma resposta conjunta da AMB e CNJ ao recente aumento nos registros de violência em meio à pandemia.
A Subseção de Iporá preocupada com o número de mulheres que nesse momento passa por situações assim, também se torna aliada ao movimento de combate à violência doméstica.
Para Vanessa Costa, advogada e Presidente da Subseção da OAB de Iporá, o assunto é uma pauta permanente e reforça a preocupação e a certeza de que: “Todas as mulheres que se sentirem ameaçadas ou sofrerem qualquer tipo de violência podem se sentir amparadas pela Ordem”. Ela afirma que existem canais de denúncias eficientes para acolher e dar andamento às queixas. Frisa que a OAB sempre estará ao lado da sociedade nesta luta.
A Comissão da Mulher Advogada destaca a importância da campanha, visto o aumento da violência contra a mulher no período atual de pandemia e ressalta que é de extrema importância o acolhimento dessas vítimas e apoio nas denúncias de agressores.
A ação conta com a participação das Advogadas e Advogados da Subseção de Iporá que, apoiam a causa e se solidarizam com esse momento de enfrentamento.