Entre dinheiro vivo e gado, o valor obtido pela campanha por vacinas Anti-Covid já chega a duzentos e otenta mil reais (R$ 280.000,00). A mobilização ocorre em Iporá, onde o Sindicato Rural tomou a iniciativa, sendo o segmento de ruralistas o que mais está contribuindo com esse fundo financeiro que está sendo recolhido em uma conta aberta pela Prefeitura de Iporá.
Nilton Pereira, que é da diretoria do Sindicato Rural e um dos que estão a frente da campanha, afirmou nesta quinta-feira, 11, ao Oeste Goiano que o montante aproximado de 280 mil reais é de 130 mil reais em dinheiro e de gado doado: 35 bezerros ou bezerras e destaque para touros de raça doados por Eurico Velasco, Estevão Batista e Fernando Guimarães. Este gado, ao ser leiloado, daria uma soma de cerca de 150 mil reais. Além de Nilton Pereira, a frente da campanha estão Walter Conceição, João Vanderley e Iron Campos.
Os que estão a frente da campanha por recursos financeiros para a vacina afirmam que entram agora numa fase de mais motivação de doadores, tendo quem vista que a Presidência da República liberou para que a compra de vacinas Anti-Covid no exterior possam ser feita por prefeituras. A partir de agora a campanha deslancha ainda mais, afirma ele.
Assim que o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, cogitou fazer campanha por arrecadação de dinheiro para a compra de vacinas anti-Covid, houve empolgação na comunidade em torno dessa meta de imunização em massa. Naçoitan Leite anunciou suas duas compras de vacinas: uma de 20 mil doses (Sputnik/russa) e uma compra de 10 mil doses (astrazênica/britânica), feita em dois consórcios de grupos de prefeitos.
Na ocasião, alertou sobre a necessidade de mais recursos para imunização de uma população municipal que é de 32 mil habitantes. A partir de então, veio a campanha junto com a comunidade, especialmente entre os do meio rural.
Em um grupo de whatsapp do Sindicato Rural de Iporá, o médico e irmão do prefeito, Adaílto Leite, enfatizou a necessidade da campanha. O leiloeiro rural Nilton Pereira assumiu a organização da campanha de doações.
A campanha prossegue. A Prefeitura de Iporá criou uma conta especial na Caixa Econômica Federal para essa finalidade: Ag. 1338, c/c 006.00071130-6. É ideal que antes de depositar o doador faça requisição na Prefeitura de uma DUAM (Documento Único de Arrecadação Municipal).
Nilton Pereira, da equipe de busca de doações, afirma que vai acompanhar todo processo, desde a campanha até a compra das vacinas, certo de que cada centavo doado será bem aplicado, em prol da saúde dos iporaenses. Ele divulga telefones de contatos, a fim de que se obtenha mais informações sobre a campanha: 64 9 9962-0433 e 64 3674-3551.