Assim como em todo Brasil, também em Iporá inicia-se, a partir de hoje, quarta-feira, 10, a Campanha da Fraternidade. Esse lançamento de campanha será em missa logo mais, às 19 horas, na Igreja Matriz, centro.
Estará à frente da celebração o Padre Rodrigo Antônio, pároco local. O tema da campanha neste ano é de cunho ambiental, com a preocupação da Igreja Católica a respeito das condições do planeta. CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE. Este será o chavão a ser usado, com a citação seguinte: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5, 24).
Em Iporá, dentro da Igreja Católica, a questão ecológica já é parte do dia-a-dia, uma vez que foi criada uma Pastoral Ambiental para esse fim e que tem desenvolvido algumas importantes ações. Sobre os fundamentos da campanha que ora se inicia, a pedido do Oeste Goiano, o Padre Rodrigo Antônio, escreveu a reflexão que se segue:
Todos os anos a Igreja Católica lança na quarta-feira de cinzas a campanha da fraternidade, que nesse ano é ecumênica, junto ao conselho das Igrejas Cristãs. A campanha esse ano que nos alertar para o problema do saneamento básico e da preservação do meio ambiente.
Iluminados pelo Evangelho que diz: “Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti; que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste” (Jo 17, 21). A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 convida a todas as pessoas religiosas e de boa vontade, para contribuir na construção de uma Casa Comum justa, sustentável e habitável para todos os seres vivos.
A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 busca, à luz da fé, por políticas públicas que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum, e assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas. O Papa Francisco, como também o Conselho Mundial de Igrejas, têm chamado a atenção para o modelo de desenvolvimento mundial, que destrói a biodiversidade, ameaçando a vida e o sustento das pessoas, especialmente as que estão nas periferias existenciais.
Para que as pessoas tenham saúde e vida dignas, o abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, drenagem de águas pluviais, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e o controle de meios transmissores de doenças são medidas mínimas e necessárias. As comunidades cristãs são convocadas, pela Campanha da Fraternidade Ecumênica a mobilizar a sociedade e poderes públicos para elaboração de Planos que garantam a qualidade de vida e controla-los para que sejam executados.
“Iluminai os donos do poder e do dinheiro para que não caiam no pecado da indiferença amem o bem comum, promovam os fracos, e cuidem deste mundo que habitamos.” (Papa Francisco)
Pe. Rodrigo Antônio, CP e Marcos Vinicius Alves de Oliveira, seminarista passionista