Quem passa a ser Bispo nesta região do Oeste Goiano é o Padre Lindomar Rocha Mota. Foi nomeado pelo Papa Francisco, passando a substituir Dom Carmelo Scampa, que tem 76 anos. O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 22 de janeiro, o pedido de renúncia apresentado por dom Carmelo Scampa ao governo pastoral da diocese sediada em São Luís de Montes Belos e sob a qual estão jurisdicionadas paróquias de Iporá e várias outras deste lado do Estado. No mesmo ato, o Papa nomeou bispo para a mesma diocese o presbítero Lindomar Rocha Mota, atualmente pároco da paróquia Santo Antônio em Curvelo (MG). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento a dom Carmelo Scampa e saudação ao monsenhor Lindomar Rocha Mota.
Dom Carmelo Scampa, ao deixar a gestão da Diocese, passa a se ocupar de outras tarefas no sacerdócio. Quanto ao novo Bispo, é baiano de Arataca, onde nasceu em 1971, filho de Josué Rocha e Vitória Farias, cursou filosofia no ITI e teologia no seminário Arquidiocesano de Diamantina e Ateneu Pontifício Regina Apostolorum.
Foi ordenado sacerdote em 1998, por Dom Paulo Lopes de Faria. O sacerdote possui mestrado em teologia e filosofia, é doutor em filosofia moderna pela Universidade Gregoriana e pós-doutor em direitos humanos e democracia pelo Ius Gentium Conimbrigae de Coimbra.
Na Arquidiocese de Diamantina MG, foi membro dos conselhos presbiteral, econômico, dos consultores e coordenador do V Sínodo Arquidiocesano. Pastoralmente, o pe. Lindomar foi reitor do seminário menor e do seminário maior, diretor espiritual, chanceler do arcebispado, diretor do Instituto de filosofia e teologia do Seminário, vigário paroquial da Catedral e da Paróquia São Judas Tadeu, pároco na Paróquia de São José.
Entre os anos de 2003 e 2007 prestou serviço à CNBB como assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé. Atualmente é pároco na Paróquia de Santo Antônio de Curvelo e diretor da Faculdade Arquidiocesana de Curvelo.
A transição de cargo ainda será feita, com o afastamento de Dom Carmelo e posse para o Padre Lindomar Rocha Mota.
Papa aceitou o pedido de renúncia de Dom Carmelo Scampa