Mais uma vez, o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) conseguiu garantir acesso à internet durante a Romaria do Muquém, uma das maiores e mais antigas do país. Suspensa desde 2020 por conta da pandemia do Covid-19, o evento será realizado este ano entre os dias 5 e 15 de agosto. Cerca de 500 mil romeiros devem participar das festividades em homenagem a Nossa Senhora D´Abadia.
A última edição da romaria, em 2019, foi a primeira realizada com acesso à internet e à telefonia móvel. A conectividade só foi possível graças ao trabalho do senador Vanderlan junto à Anatel.
“Esse é um dos eventos religiosos mais importantes do país e que reúne milhares de pessoas. Ao todo, são 274 anos de fé e devoção. A comunicação é imprescindível durante o festejo. Esse ano, conseguimos garantir a conectividade junto a empresa Vivo. Os técnicos da empresa estiveram na cidade para dar início à instalação das torres e equipamentos necessários para permitir o acesso”, explicou o senador.
A Romaria, que acontece no povoado do Muquém, no município de Niquelândia, distante 360 km da Capital, ocorre desde a segunda metade do século 18. A festa reúne missas, batizados, casamentos e procissões. Em meio à programação religiosa, há barracas com comidas típicas e o comércio de artesanatos e outros artigos.
Para o reitor do Santuário Nossa Senhora D’Abadia, padre Aldemir Franzin, a conectividade, viabilizada pela senador Vanderlan, é de extrema importância para o evento e para todos os romeiros.
“Pela segunda vez o senador Vanderlan foi sensível à nossa causa e conseguiu, digamos assim, esse milagre. Ele está rompendo com um paradigma, pois os romeiros não tinham como se comunicar com outras pessoas. Agora, poderemos transmitir toda a programação e as pessoas poderão se comunicar e levar a romaria para o mundo. Estamos, realmente, muito gratos com esse iniciativa do senador”, disse o padre.