Na noite de sexta-feira passada, 15, no Espaço Verde, em Iporá, foi apresentado para profissionais do ensino público fundamental mais um programa na área educacional e que passa a ser implementado em Iporá. Estavam presentes o Subsecretário Regional de Educação, professor Jerônimo Brito, vice-prefeito Adeilton Ferreira, presidente da Câmara Duílio Siqueira e outras autoridades da área de educação.
Um novo programa chega à Iporá por meio da Subsecretaria Regional de Educação. Trata-se do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Esse é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a:
– alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;
– realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;
– no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.
O PNAIC foi apresentado aos presentes pelas educadoras Maria Eslândia Borges (orientadora do curso) e Marta Barca (da área do ensino municipal). A professora Fátima Maria de Jesus é diretora do Núcleo Pedagógico da Subsecretaria de Educação, o qual dá respaldo para a implementação do PNAIC em Iporá.
Desde o ano passado o ensino municipal de Iporá tinha protocolado convênio para a adoção do PNAIC. Isso agora se consuma. A secretária municipal de educação, Olímpia Vaz, opinou, durante a solenidade, que este programa será importante para melhoria da qualidade do ensino em Iporá.
Durante os próximos 3 anos os professores que atuarão no PNAIC terão curso de aperfeiçoamento. Os encontros são uma vez por mês, sempre aos sábados durante todo dia, na Escola Israel de Amorim. Com esse know-how os educadores vão às suas salas de aula para colocar em prática o que aprenderam.