
No seu escritório político, à Rua Catalão, centro de Iporá, Naçoitan Leite, líder político do PSDB, falou com o Oeste Goiano e com a Rádio Rio Claro.

No seu escritório político, à Rua Catalão, centro de Iporá, Naçoitan Leite, líder político do PSDB, falou com o Oeste Goiano e com a Rádio Rio Claro.
A sua primeira preocupação é deixar claro para a população de que o Ambulatório Médico de Especialidades (AMEs) que virá para Iporá tem a ver com sua luta política e que trata-se de algo que surgiu de uma conversa dele com Marconi Perillo, assim que ele ganhou o Governo de Goiás e ainda antes da posse.
Naçoitan conta que o governador então eleito disse a ele, na ocasião, que poderia pedir por uma grande obra para Iporá. Na oportunidade, lembrou da necessidade do Hospital Regional. O AME atua nessa linha de ação, com serviço de ambulatório, mas também com pequenas cirurgias.
A preocupação do líder político em relembrar o fato se dá porque o deputado estadual Joaquim Alves de Castro Neto (PSD) apressou em dizer que despachou nos últimos dias esse assunto com o governador Marconi Perillo. Naçoitan quer para ele o mérito da conquista do AME. Ele informa que a Prefeitura já está providenciando o terreno para edificar essa obra que é grande e que visa atender pacientes de toda região, descentralizando ações de saúde que são possíveis hoje, somente na capital.
Ele fala da busca de empreendimentos
Naçoitan Leite falou na imprensa em entrevista na tarde de ontem, segunda-feira, 11, que está buscando empreendimentos para Iporá e os quais terão repercussão para demais cidades da região. Fala de uma fábrica de ração para peixes, cães e gado e que será a maior do centro oeste brasileiro, a ser instalada na cidade.
Ele detalha que as conversas estão adiantadas nesse sentido e de que a matéria prima básica para essa fábrica de rações virá da graxaria do frigorífico que vai funcionar em Iporá nos próximos dias. Ele fala da ativação do frigorífico que nunca funcionou em Iporá. Conta que tratará de uma unidade para abate de reses para fins de exportação.
Fábrica de rações permitirá piscicultura
As águas das represas de hidrelétricas da região serão aproveitadas para piscicultura (criação de peixes). Isso será possível com o funcionamento da fábrica de rações. Esta é outra etapa de trabalho anunciado pelo líder político Naçoitan Leite. Segundo ele, o empresário Sevan Naves, da PCH Mosquitão, Renic e Tamboril, está preparando esse investimento em criação de peixes. O método é de colocação de redes dentro das represas. Naçoitan fala ainda de incentivo para que os produtores rurais do município tenham também a criação de peixes em suas propriedades.
Votorantim em Iporá
Ao invés de se instalar em Montes Claros, que seja em Iporá. Essa é uma outra luta do líder político. Diz respeito ao planejamento da Votorantim de, no futuro, fazer o beneficiamento do níquel da região. Em outra ocasião foi dito que a cidade de Montes Claros de Goiás seria a sede deste grande investimento.
O que agora está sendo feito por Naçoitan Leite é o convencimento da empresa Votorantim de que Iporá tem melhores condições de receber o investimento de beneficiamento do níquel em razão das condições rodoviárias, de infra-estrutura da cidade e de mão de obra.
Lutas e conquistas:
– Anunciado pelo Governo de Goiás a recuperação de 175.000 m2 de asfalto do anel rodoviário de Iporá
– Investimento do Governo de Goiás de R$ 1.800.000,00 para resolver os problemas do aeroporto de Iporá. É 1 milhão para obras de correção do aeroporto e mais 800 mil reais para o balizamento noturno.
– Viabilização para a vinda do recurso do PAC II, no valor de R$ 9 milhões e 900 mil reais para asfaltamento de 87 ruas da cidade. O recurso é federal, mas passa pela Agência Goiana de Desenvlvimento Regional (AGDR). O recurso foi projeto da gestão anterior.