
O Governo de Goiás anunciou para cidades pólos do Estado a implantação de Ambulatórios Médicos de Especialidades, conhecidos como AMEs. Estes s

O Governo de Goiás anunciou para cidades pólos do Estado a implantação de Ambulatórios Médicos de Especialidades, conhecidos como AMEs. Estes são centros de diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade em especialidades médicas, que atendem os pacientes encaminhados pela rede básica de saúde. O intuito é ampliar a oferta de serviços ambulatoriais (exames médicos) especializados em determinadas regiões.
Os ambulatórios tem como meta agilizar o diagnóstico e tratamento do paciente que necessita de serviços mais especializados dos que os oferecidos na rede básica, mas não tão graves para internamento hospitalar ou atendimento emergencial.
Para isso, os AMEs oferecem atendimento de forma regionalizada, por meio de consultas referenciadas e programadas, e conta com profissionais médicos e recursos que permitem atender diversas especialidades médicas, realizando consultas ambulatoriais, exames e diagnósticos e procedimentos terapêuticos.
Quem conseguiu para Iporá? Deputado Joaquim ou Naçoitan?
O mais importante será a implantação do benefício em prol de atendimento da população de renda mais baixa, a qual passa a não ser preciso de ir à Goiânia para exames mais complexos. Mas na imprensa grupos políticos já disputam para se apresentar como autor do mérito dessa conquista para a área de saúde. Esse tipo de comportamento político costuma ser comum. Quando surge uma conquista, cada qual quer para si o mérito da luta vitoriosa. O deputado Joaquim de Castro (PSD) anunciou primeiramente a conquista para a imprensa. Concedeu entrevista para a Rádio Rio Claro. Com o Oeste Goiano, falou pelo telefone. Ela conta que esta é uma luta dele desde quando era presidente da Associação Goiana dos Municípios, quando reclamava que o Governo de Goiás tivesse esse tipo de atendimento nas maiores cidades do interior. Nos últimos dias ele despachou positivamente o assunto com o governador Marconi Perillo.
Assim que a notícia foi veiculada pela Rádio Rio Claro, a secretária de saúde do município de Iporá, Daniela Sallum, afirmou, na mesma emissora, que esta é uma luta do líder político local, Naçoitan Leite (PSDB). Ela disse que este assunto foi tratado junto ao Governo de Goiás e definido, em detalhes, com o secretário estadual de Saúde, Antônio Faleiros. Daniela Sallum afirma que o Convênio prevê que o município faça uma doação de terreno para que o Governo construa o Ambulatório Médico de Especialidades (AMEs). Ela adianta que esta providência da área já está sendo tomada.
Deputado Joaquim diz que luta por isso desde que era presidente da AGM. Naçoitan diz que foi ele que tratou do assunto o Ambulatório Médico com Marconi