Nome: Rodrigo Marques
CONTRÁRIO A TORTURA
Cumprimento todos os leitores do Jornal Oeste Goiano bem como todas as pessoas que contribuem de maneira significativa externando suas ideias e convicções. Por óbvio tudo que é escrito sobre um determinado assunto é objeto de reflexão e passível de opinião contrária.
Sobre o “documento” que foi reproduzido na integra nesta reportagem, digo a todos que li todas as palavras contidas em seu corpo textual e reafirmo que sou totalmente contra qualquer tipo de tortura.
Posicionei-me contra uma atitude vedada por nosso ordenamento jurídico se não vejamos o que diz o texto Constitucional:
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
III – ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
Ou seja, nobres leitores, A TORTURA TAMBÉM É CRIME, colocada em pé de igualdade com o tráfico de drogas, terrorismo e outros, vejamos abaixo o que diz a Carta Magna em seu Art. 5º XLIII:
a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem;
Para não me alongar, evitarei utilizar de outros dispositivos legais que versão sobre a matéria.
Entendo que uma ou outra pessoa não concorde com meu posicionamento, porém não podem alegar desconhecimento de minha parte sobre o assunto e muito menos dizer que estou indo de maneira diversa do ordenamento jurídico vigente, os princípios constitucionais e humanitários.
Esclareço que ser contrário a tortura não é sinônimo de ser contra a Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário, Sistema Carcerário e outros. Confio e apoio estes órgãos estatais, porém entendo que deve haver mais investimentos em equipamentos, profissionais, salários e treinamentos de seus agentes para um melhor atendimento as necessidades da vida em sociedade. Tudo pode melhorar, sempre.
Concluo minhas palavras afirmando que me posicionei contra uma ação (CASO OCORRA), e não a favor de um ou outro individuo. Entendo que lugar do reeducando seja no presídio, respeitando sempre o devido processo legal que é uma garantia constitucional destinada a todos.
Sobre os comentários, peço cautela no que é dito, sou filho de Iporá, tenho formação crista, sou honesto e trabalhador, o fato de ser vereador não mudou minhas convicções ou forma de agir, fico triste e decepcionado como qualquer um de vocês, afirmações levianas podem causar consequências cíveis e criminais para quem o faz ou propaga. Falar que o PCC está comandando a Câmara de Iporá é ofensivo e irresponsável, lhe pergunto Edson Protético, você tem condições de seguir com essa afirmação?
Atenciosamente;
Rodrigo Marques
Nome: Tatianne Gonçalves
Bem, diante de tantas palavras desconexas e sem sabedoria, dou graças à Deus por não viver nessa cidade de pessoas de pensamentos tão pequenos.
Hoje, vivendo em uma cidade de mentalidade ampla e que busca, acima de tudo, valorizar o ser humano, só tenho que rir dessas bobagens.
1- Isso era apenas um documento de apoio. Ainda não decidiram quando, como e nem quanto vão gastar com essa iniciativa.
2- A cidade de Iporá tem entidades de apoio para crianças, adolescentes, idosos, enfermos… está certo, que estão longe de chegarem no ideal de “entidade social”, mas é pra isso que temos que gritar por melhorias, e até apoios.
3- O fato de não termos alcançado entidades sociais perfeitas, não exime o poder público de investir e procurar novos alvos.
4- Entidades sociais de apoio aos penitenciários já são realidades nas grandes metrópoles e nos países em desenvolvimento. Milhares de pessoas são recuperadas todos os anos, isso é realidade!!! Procurem os sites do Ministério Público, o acesso é liberado à essas informações. Além disso, esses lugares oferecem tratamento para aqueles que realmente têm necessidade e potencial.
5- Essa semana, aqui em São Paulo, começaram as internações compulsórias de dependentes químicos. E por incrivel que pareça, os voluntários das entidades de apoio são bandidos do passado recuperados. Quando o Poder Público retira da sociedade essas pessoas com real intuito de curá-las/ ressocializá-las, está contribuindo tanto para diminuir o tráfico, como também diminuir a violência e tantos outros crimes. Será que a mentalidade iporaense só pensa no hoje? Abram as mentes e enxerguem o futuro que seus filhos viverão.
6- Mesmo mal escrito no documento assinado DE APOIO, estava bem explicito que no grupo de administração da entidade teríamos representantes do governo, da OAB e da sociedade. O dever do iporaense não é julgar a causa: é estudá-la, e lutar para que o ideal se torne real.
7- Quanto a idoneidade do escritor do documento, não vamos julgá-lo pelo passado ou presente. Caminhem juntos nesse projeto, porque além de apoiar algo humanitário, que um dia seu filho possa precisar, estando perto é mais fácil de enxergar qualquer ato criminoso ou errôneo.
Agora busquem um representante idôneo para garantir que essa entidade de apoio seja verdadeira e eficaz.
Parabenizo a Câmara dos Vereadores pelo apoio! E quero dizer que serei a primeira a cobrar resultados.
Quando forem votar por esse investimento, leiam, discutam e distribuam de forma justa os investimentos, levando em conta todas as necessidades de Iporá.
Quanto àqueles que foram contrários ao documento, busquem conhecimentos técnicos da lei, e não custa dar uma lidinha nos princípios bíblicos.
Obrigada,
Tatianne Ribeiro
1. Pr. Helder Marcelino da Silva
30-01-2013
Respeito não só para a população carcerária, mas principalmente para toda a população trabalhadora que sustenta esses detentos e esse país.
2. Arneide
30-01-2013
Respeitar a população carceraria e uma coisa certa,mais atacar os órgãos públicos e vergonhoso…
3. Robson dos Santos
30-01-2013
Os vereadores deveriam ter se informado melhor antes de subscrever o texto.
Esse Cleiton vive cercado de gente suspeita (assaltantes e traficantes) e, como já foi dito aqui, não bate bem da cabeça e vive tendo problemas com a justiça.
Não se sabe qual o motivo do grande empenho dele em defender criminosos e falar mal dos políciais, que estão aí, pagos por nós, arriscando suas vidas para combater o crime. Ele tem uma visão simplória (ou esperta) do que significa “direitos humanos”.
Concordo com o pastor Helder. A prioridade deve ser para os “humanos direitos”
Meus parabéns aos vereadores Suélio, Duílio e Elione, mais experientes, que não endossaram o texto.
4. CARLOS DE PAULA
30-01-2013
NOSSOS VEREADORES ESTÃO BEM DESPREPARADOS. ASSINAM O PRIMEIRO PAPEL QUE COLOCAM NA SUA FRENTE, SEM SE INFORMAR.
5. Edson Mecânico
30-01-2013
“Colaborar com o Sistema Prisional” não é assinar papel que um doido escreveu. Conheço esse cara.
6. Gustavo Rocha
30-01-2013
Olha direito senhor ROBSON DOS SANTOS, a assinatura do suelio ta em cima do lado direito. aprende a ler.
7. Junior Moura
30-01-2013
PARABÉNS VEREADORES AGORA VOCÊS APOIA BANDIDOS TAMBÉM. POR QUE VOCÊS NÃO PROCURAR AJUDAR FAMÍLIA QUE ESSE DELIQUESCENTES JÁ ATERRORIZOU NA CIDADE POR CONTA DO TRAFICO… VAI PRA P… QUE P… COM ESSE IPORÁ. PAU NESSE VAGABUNDOS POR QUE NÃO VAI TRABALHAR LUGAR DE BANDIDO E NA CADEIA MESMO QUEM QUE MORDOMIA TRABALHAR E PAGA POR ELA. QUEM TRABALHAR E O CIDADÃO PRA MANTER ESSE MALANDROS.
8. fabio
30-01-2013
e esta facio aqui na saida eles faz a festa com o trafico e so a policia nao fazer vista grossa que pega eles
9. Robson dos Santos
30-01-2013
O sr. Gustavo tem razão: o vereador Suélio assinou também, que decepção… Não olhei direito. Só não posso concordar com a frase final, pois sei ler e escrever muito bem, obrigado.
10. Fernanda Rocha
30-01-2013
É triste ver que vereadores que ganharam o voto de CONFIANÇA da população agora assinam um documento feito por uma pessoa que está em defesa dos “bandidos” pois ele é um deles, esse Cleiton é louco, será que os vereadores tiveram no minimo a curiosidade de averiguar o passado desse senhor? Acredito que não né, pois bem senhores vereadores essa não é a única vez que vocês querem sentar nessas cadeiras, portanto comecem a analisar melhor o tipo de documento que vocês assinam e a origem do criador de tais documentos. Votei no vereador Rodrigo Marques e muito me decepciono ao ver assinatura dele, parabenizo o vereador Duílio pela sabedoria em não assinar, e acredito que o Auelione também não assinará.
11. JOSÉ ALVES VIEIRA
30-01-2013
Se tivessem na terra dos muçulmanos, esses assassinos e traficantes estariam todos mortos e os ladrões iam ficar manetas.
Não digo (ainda) que BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO, mas as leis aqui dão muita molesa pros criminosos.
E eles querem ainda dar uma de vítima, com apoio dos senhores vereadores. Tenha dó.
12. edson protético
30-01-2013
É O PCC DE IPORÁ COMANDANDO A CÂMARA DE VEREADORES, SE FOR INVESTIGAR VAI SAIR NA IMPRENSA NACIONAL, MAIS UMA VERGONHA.
13. Leci Gregório
30-01-2013
OS VEREADORES NEM LERAM O TEXTO, QUE É HILÁRIO:
“Guerreiros da Paz, de fé raciocinada (sic) e inabalável..” KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…
ESTAMOS MAL. MEU DEUS, VAI VIRAR GOZAÇÃO NACIONAL!!!
14. Elias Araujo Rocha Filho
30-01-2013
Sem entrar no mérito do caso, sugiro que os vereadores, de agora em diante, evitem subscrever textos isoladamente.
Que analisem e discutam, com os colegas e assessores, a conveniência (ou não) de endossar um documento, dada a importância que tem o Poder Legislativo Municipal para a cidade.
O vereador não pode se sentir constrangido ao não assinar um papel de imediato.
15. CLEITON NUNES FERREIRA
30-01-2013
mais uma vez PARABENS aos vereadores eleitos pelo povo DE IPORÁ, gracas a Deus todos do grupo temos a vida em aberto e tbm a sede do grupo em inteira disposicão com nossos objetivos e trabalhos já realizados. Devemos lembrar aqui que o retorno do reeducando as ruas é dever DO ESTADO e caberá ao nosso poder mais que é o legislativo realmente investigar. PARABENS VEREADORES
LEI DE EXECUCÃO PENAL.
Art. 4º O Estado deverá recorrer à cooperação da comunidade nas atividades de execução da pena e da medida de segurança
16. CLEITON NUNES FERREIRA
30-01-2013
Art. 10. A assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade.
Parágrafo único. A assistência estende-se ao egresso.
Art. 11. A assistência será:
I – material;
II – à saúde;
III -jurídica;
IV – educacional;
V – social;
VI – religiosa.
POR ONDE ANDA O PESSOAL QUE FALA EM NOME DE DEUS?
ESTIVE PRESO EU FOI ME VISITAR, JESUS
FACAIS SE PRESOS COMO SE ESTIVESSES COM ELES. PAULO
E O IPORÁ? SÓ DEUS MESMO NA CAUSA.
17. ANDRE LEMOS
30-01-2013
ja tava na hora de aparecer mesmo um pra mexer com esse lixo desumano que é nosso sistema, só assim muda, Á ANOS EXISTE IRREGULARIDADES AQUI POR ONDE ANDA O MINISTÉRIO PÚBLICO?
18. CLEITON NUNES FERREIRA
30-01-2013
Art. 80. Haverá, em cada comarca, um Conselho da Comunidade composto, no mínimo, por 1 (um) representante de associação comercial ou industrial, 1 (um) advogado indicado pela Seção da Ordem dos Advogados do Brasil, 1 (um) Defensor Público indicado pelo Defensor Público Geral e 1 (um) assistente social escolhido pela Delegacia Seccional do Conselho Nacional de Assistentes Sociais. (Redação dada pela Lei nº 12.313, de 2010).
quem quizer críticar, primeiro deve conhecer a causa.
19. CLEITON NUNES FERREIRA
30-01-2013
Realmente na siglas PCC, seria bom tbm, pois pcc pode ter outros significados, como EX: Primeiro Comando Cristão, ou do cristo? a dará na mesma se o objetivo for o mesmo.
20. Cleiton Nunes Ferreira
30-01-2013
acima São as denuncias encaminhadas ao Departamento Penitenciário Estadual. Não cabe a mim investigalos, mas como cidadão Iporaense que sou a 29 anos sigo minha vida, mas a maneira que ta sendo colocados os presos de Iporá devem ser revistos.
grato a ouvidoria por realmente nos atender bem.
21. Pedro Lopes da Costa
30-01-2013
Parabéns aos Vereadores Duílio e Elione por vcs não ir assinando qualquer coisa que aparece,Decepção aos 11 Vereadores que assinam sem questionar,sem entender e muito menos sem se preocupar com quem lhes confiou o voto.Com essa atitude demonstraram total despreparo para representar o povo nessa casa. Que decepção hem!
22. Cleiton Nunes Ferreira
30-01-2013
Sr. Leci Gregório, obrigado pela correcão, estarei corrigindo.
grato.
23. Valdivino Ferreira Da Silva
30-01-2013
GANHEI MEU VOTO PARABENS VEREADOR AURELIO, O SISTEMA PRECISA MESMO.
24. ADRIANO DA SILVA
30-01-2013
2013 NO TREZE MESMOOOOO, ISSO MESMO VEREADORES CONSERTA ESSES SERES HUMANOS E TRAS DE VOLTA A SOCIEDADE.
25. Paulo Roberto
30-01-2013
Aparece cada um…
26. Carlos Willian
30-01-2013
Meu Deus, ou os vereadores não leram o que assinaram, e, se isso ocorreu — é gravíssimo. Ou os nobres edis estão brincando de vereadores e zombando da população. Sem entrar no mérito do caso — além do extermínio completo da língua portuguesa—, o texto é um emaranhado de frases desconexas mescladas com citações religiosas.
27. Jamim Hannael
30-01-2013
Caros vereadores, pra esse tipo de aberração pseudosociohumanística nem se “dá moral”, o trabalho a ser feito é interminável, Iporá tem tantas necessidades e anseios que os senhores darem uma pausa para assinar um documento desses é jogar na lixeira, em apenas 1 mês, a confiança que a população trabalhadora e honesta depositou em vossas excelências.
28. Paulo Cesar Silva
31-01-2013
O que o GPT busca e amparo por Lei. O objetivo locomotor de tudo, e que faça cumprir a Lei; nada e nem ninguém está acima da Lei; Se teve Vereador que não assinou é porque não Respeitam às nossas Leis, se que as conhecem, se tem Vereador que deve se sentir envergonhado é o Sr. Duilio e Elione, estão indo do lado oposto das Leis que regem nosso País. Senhores críticos, se julgaram errada a atitude dos Vereadores em assinar, porque não se movimentam e coletem assinaturas para mudar a Leis que regem o assunto em questão. Os críticos, não merecem minha desculpas, informem-se sobre as Leis para depois fazem suas criticas, quem passou vergonha foram vocês em criticas de algo que desconhecem, estão sendo emocionais e não racionais, Bando de Desinformados.
29. Paulo
31-01-2013
Esse indivíduo bem que podia usar sua inteligência para proteger outros grupos dentro da sociedade. Poderia por exemplo criar um grupo para dar apoio ao menor carente, aos idosos, portadores de necessidades especiais, portadores de câncer…enfim, tantas pessoas precisando de ajuda ele vai ajudar logo quem não precisa.
30. valdo martins
31-01-2013
É UMA QUESTÃO DE INVESTIGAR, LÁ NO SISTEMA TEM ALGUNS QUE QUEREM SER RESOCIÁLISADOS, MAIS A OUTROS QUERENDO TIRAR BENEFICIOS, DE TUDO QUE ESTA POR TRAZ, OS VEREADORES REALMENTE TRAIRAM OS ELEITORES DE IPORA, NÃO SE ASSINAM QUALQUER DOCUMENTO SEM TER CONHECIMENTO DE SUA IMPORTANCIA, NO PRIMEIRO MÊS DE MANDATO, TEM UNS VETERANOS AI QUE PRESCISA INSTRUIR OS NOVATOS QUE ACABARAM DE CHEGAR, OU ENTÃO IPORA, TÁ MERDA.
31. Kênia Cristina
31-01-2013
O assunto é bastante polêmico, normal as divergências de opiniões. Não dá é pra julgar sem ter nenhum conhecimento do sistema.
32. Mauricio
31-01-2013
Restauração da “Paz, Justiça e Liberdade” ?
Mesmo lema dos criminosos do PCC de São Pualo, será apenas coincidência ?!…
33. Cleiton Nunes Ferreira
31-01-2013
quanto ao questionamento do senhor mauricio a duas maneiras dele descobrir:
1. Delegacia de Policia, pois cabe ao Delegado me investigar, pago para isso funcionario público
2. honre a PALAVRA SOLIDARIEDADE E VENHA PARTICIPAR.
obrigado.
34. maria souza
31-01-2013
O assunto não tem nada de polêmico, sra. Kênia Cristina. Trata-se de “entidade” forjada por marginais, nos moldes do PCC. Isto é indefensável, a não ser para ingênuos ou espertos demais, como o sr. Cleiton, elemento velho conhecido da polícia, que já foi preso várias vêzes.
OBS.; PEÇO AO OESTE GOIANO QUE DESTA VEZ PUBLIQUE MEU PONTO DE VISTA, MEU ESPOSO POLICIAL CORRE PERIGO NAS RUAS, queremos o mesmo espaço oferecido a criminosos.
35. carlos Henrique
31-01-2013
Oeste goiano,ve se publica ai………..
Neste ano o senhor cleiton nunes inaugura o ano cm 2 processos nesta comarca:ameaça e recpetaçao.E agora? esse cara o que?……………
36. Curcino
31-01-2013
Caros leitores…!
Eu nem iria comentar o caso, porém, fui mencionado pelo senhor Cleiton Nunes, que pelo visto, tentou mais uma vez causar um certo desconforto à nossa gestão.
Ressalto oportunamente, que reassumi a Direção do Presídio em dezembro de 2011 e até a presente data não ocorreram fugas, espancamentos e nem rebeliões, uma vez que a população carcerária atualmente goza de bom comportamento quanto a esses itens.
37. Curcino
31-01-2013
Continuando… Ainda assim, autorizamos a Escola para todos os interessados, inclusive o nosso Presídio está entre os três que aderiram ao ENEM no Estado de Goiás. Autorizamos também a remição através da confecção de objetos artesanais para todos. Remuneramos vários presos na execução de trabalhos internos, bem como recriamos o Módulo de respeito e embora numa proporção reduzida tenhamos obtido alguns resultados benignos.
Vale lembrar aqui, que através de falsas denúncias, o Conselho Penitenciário Estadual nos visitou e concluiu nos parabenizando pelo trabalho e ausência de qualquer tortura.
38. Curcino
31-01-2013
É de suma importância informar aos leitores, que recentemente fui informado pelos próprios presos deste Complexo, de que o senhor Cleiton Nunes tentou montar um abaixo-assinado com uma série de falsas denúncias acerca das condições do Cárcere, porém não obtendo êxito, visto que foi ignorado pela população carcerária.
Quanto à inspeção ou visita do Poder Legislativo local, do Executivo, do Judiciário, do Ministério Público, do Conselho Penitenciário Estadual, do Conselho da Comunidade e de Segurança, da Pastoral Carcerária e demais Órgãos, é e será sempre um prazer recebê-los e se necessário prestar esclarecimentos.
39. Curcino
31-01-2013
Final… Agora vejam bem, um grupo antagônico às forças de Segurança, bem como a outros Poderes, grupo esse criado sem fundamento e o pior ainda, sem uma proposta salutar para o problema, ao ponto de tentar induzir a população de bem contra as forças policiais, colocando os bandidos como vítimas e as autoridades como algozes daqueles, seria com certeza muita imprudência firmar uma parceria dessa monta.
Afinal, qual a “ressocializacão” que Cleiton Nunes busca???
40. DESISTIMULAÇÃO…
31-01-2013
Rsrs. Comédia demais. O pior de tudo é que: não é engraçado!
Primeirante. Todos que assinaram, souberam, sim, o que estavam assinando; na verdade, fizeram concientementes. Segunda questão é a demagogia desse Cleiton Nunes (infrator), que fala de leis, cita letras muisicais de RAP (onde muitas fazem apologia ao crime); fala de Deus (como alguem que segue piamente a “Palavra Sagrada”); já não aparenta lucidez pelas várias ingestões de subst. entorpecentes; e ainda consegue influir em nossa Câmara Municipal. Lamenável. E por último queridos leitores, é por essas e outras que a nossa gloriosa massa de policias militares estão todos desistimulados.
Querem saber a verdade: com quase a totalidade (sem genelarizar) do executivo, legistavo e judiciário contra o trabalho policial militar, está levando esses profissionais da área, a passar frente aos problemas e simplesmente fingir que não estão vendo.
Porque ao que percebe-se todos já estão vendo o resultado disto tudo.
41. Kênia Cristina
31-01-2013
Na minha opinião trata-se de um assunto polêmico sim. Pesquisas comprovam que o alto investimento em educação reduzem a taxa da criminalidade. Segurança Pública, saúde e educação deveriam ser priorizados pelos planos de governo. Mas, infelizmente, como você mesma citou, o que notamos são policiais correndo risco de vida, professores mal remunerados e um caos na saúde pública. O problema é bem mais amplo do que imaginamos.
42. Fernanda Rocha
01-02-2013
Gostaria muito de um pronunciamento dos Senhores vereadores a respeito desse “documento”, haja vista o tamanho da repercussão que deu e vindo da pessoa do Cleiton que podemos ver por diversos comentários que muita gente o conhece e sabe do tipo de malandro que se trata. Admiro muito o oeste goiano por sua seriedade e imparcialidade, por isso, como leitora assídua que sou gostaria muito e sei que muitas outras pessoas também desejam a mesma coisa, que vocês fossem atrás dos vereadores que assinaram esse papel para sabermos o pronunciamento deles, ou de pelo menos alguns deles, e sabermos também quantos deles conhecem o Cleiton.
43. CLEITON NUNES FERREIRA
01-02-2013
Dona Maria Souza duas perguntas.
1. quantos POLICIAIS FOI AGREDIDO POR MIM, OU POR UM MEMBRO DE NOSSO GRUPO?
2. quantos policiais são se quer agredidos com palavras em nossa cidade?
3. Seu marido é policial em São Paulo?
44. Cleiton Nunes Ferreira
01-02-2013
usando a a liberdade que ainda me resta farei uma pergunta ao novo Gerente da Caixa.
Senhor Flávio, seja be vindo em NOSSA cidade, o senhor tem algum plano para acabar com aquela longa espera na fila?
45. Elias Araujo Rocha Filho
01-02-2013
Amigo Valdeci Marques:
Conheço a sua seriedade. Mas alguém usou o e-mail de meu filho Gustavo Rocha indevidamente.
Não foi ele que escreveu o que foi publicado acima, comentando sobre a assinatura do competente vereador Suélio e corrigindo um leitor.
Ontem o Gustavo te telefonou pedindo retificação e enviou uma nota esclarecendo o assunto, que não foi publicada.
Não temos interesse de entrar no mérito de assuntos pertinentes às páginas policiais. E temos um nome a zelar. Porisso mesmo gostaria que o amigo fizesse a gentileza de tornar público o que envio agora.
Estranho também o fato de ser mostrado aqui 9 (nove) comentários feitos pela mesma pessoa.
Não é dar espaço exagerado a uns e omitir espaço ao esclarecimento solicitado, como manda a Lei de Imprensa?
Obrigado pela atenção de sempre, ao seu dispor.
46. Cleiton Nunes Ferreira
02-02-2013
nao saoapenas comentários sao respostas as questoes, por tanto as 10 respostas grato pelo direito.