Jair Martins de Melo, o Jairão, de 48 anos, foi preso na noite de ontem, por volta das 20 horas, em Iporá, na Vila Brasília. Contra ele foi imputado o crime de receptação. Mas tinha consigo também droga em quantidade que a Polícia Civil entendeu como característica de tráfico. Portanto, seu flagrante foi por dois motivos.
Jairão estava com um entrosamento com um menino de 16 anos que esteve arrombando, pelo menos, 3 casas na Vila Brasília e das quais furtou vários utensílios domésticos. Todo o resultado dos furtos o menor vendeu para Jair Martins de Melo, o Jairão. A Polícia Civil chegou ao receptador e com ele apossou-se de tanquinho de lavar roupa, duas bicicletas, talhes, carrinho de mão, etc…
Conselheiro fala sobre o temperamento difícil do menor
O autor dos furtos é um menor que tem sérios problemas. O conselheiro tutelar Rogério Cândido Souza, que atuou no caso, disse tratar-se de um menor que tem problemas psicológicos. Ele não tem pai, sua mãe também tem problemas psicológicos. Quem tenta cuidar dele é uma avó, mas que não consegue ter controle sobre o mesmo. O menor é extremamente violento. Este é um caso que mostra o quanto faz falta uma casa apropriada para abrigar menores e onde possa haver um trabalho de recuperação de menor infrator.
O menor foi devolvido aos seus responsáveis e o adulto, Jair Martins de Melo, conduzido ao presídio. Não faz tempo que Jairão saiu do presídio. Ele estava no semi-aberto, depois de uma reclusão por vários anos, por ter cometido dois crimes de homicídio.