Acabou tendo disputa. Mas o ex-vereador Valdeci Lima acabou vencendo fácil uma disputa pela presidência do Conselho Municipal de Saúde de Iporá.
Valdeci Lima (segundo na foto) foi eleito presidente. Ainda na foto: Vilmacy Cardoso (secretária), Sinomar dos Santos (vice-presidente), Saulo Lima (ex-presidente) e Joaquim Martins (membro do conselho anterior)
Acabou tendo disputa. Mas o ex-vereador Valdeci Lima acabou vencendo fácil uma disputa pela presidência do Conselho Municipal de Saúde de Iporá.
Em reunião de ontem, 28, na sede da Secretaria de Saúde, ficou definida a diretoria. Além de Valdeci Lima como presidente, o Conselho tem Sinomar dos Santos como vice e Vilmacy Cardoso como secretária.
Governistas quiseram ter o controle do CS
Na reunião de ontem, ao abrir espaço para formação e apresentação de chapas, os governistas (ligados à Prefeitura) mostraram que queriam ter o controle do Conselho.
Foi apresentada uma chapa com pessoas ligadas à Administração, tendo Celismar Domingues (Diretor do Hospital Municipal) como candidato a presidente, encabeçando a chapa.
Mas ao colocar em votação, a chapa que tinha Valdeci Lima como candidato a presidente, venceu com um placar folgado de 13 x 4.
Lima tem experiência em CS
O eleito para presidente é alguém com experiência de trabalho em Conselho de Saúde. Valdeci Lima já presidiu o Conselho Municipal de Saúde de Iporá por alguns anos. O ex-vereador tem muito conhecimento sobre saúde pública.
No seu mandato de vereador o assunto saúde foi um dos mais presentes em sua luta.
Ele assumiu o CS pedindo a participação de todos nas reuniões e nos estudos dos assuntos ligados á área. Ele disse que cada membro representa um segmento da sociedade e precisa haver todo esforço para melhorar a saúde pública em Iporá.
Frisou que o CS é um órgão consultivo, deliberativo, fiscalizador e é parceiro nas ações.
Valdeci Lima afirmou que quer o conselho faça reuniões itinerantes nos bairros e que cada membro deste tenha uma carteira de identificação, sendo possível que o conselheiro possa ter acesso a cada local onde é um estabelecimento de saúde pública em Iporá.
Na reunião de eleição e posse do novo Conselho, a Secretária Municipal de Saúde, Daniela Sallum, afirmou que quer que a participação dos conselheiros seja mais de perto, acompanhando os problemas.
Ela lembrou que em 28 dias de sua gestão que ainda não tinha conhecido o presidente anterior do Conselho. Agora, quer uma atuação de Secretaria e CS, de forma mais presente e coesa.