Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Ceconj é fator de ressocialização para idosos de Iporá e região


Adeilton Ferreira, professor de informática no Centro Educacional e Convivência Juvenil (Ceconj) e Angelina Paes Pereira, diretora deste estabelecimento, ressaltam que tem sido cada dia mais frequente a procura de pessoas de terceira idade pelas oficinas oferecidas naquele local. Inclusive a informática é alvo da procura destas pessoas.

 Além do papel educativo, no caso de pessoas de terceira idade, o Ceconj cumpre estas um papel que também é de ressocialização.

 Os educadores contam que a escola tem sido um ambiente agradável para pessoas que terminam de participar de uma oficina e já se inscrevem em uma outra, numa escola onde encontram novas amizades.

 Além de tudo, o espaço é gratuito. Segundo a diretora do Ceconj, Angelina Paes, este estabelecimento de ensino tem sido muito importante também para cidades da região e para a zona rural.

Um aspecto interessante no Ceconj é que, no caso de oficinas da área de culinária, toda a equipe de cozinha (alunos e professores) atendem a comunidade, servindo encomendas de salgados, mini- pizzas, torta, pão de queijo, etc…

O Ceconj está sempre pegando encomendas nesta área de culinária.  Na área de artes estão sendo vendidos o que os alunos produzem nas oficinas como: artesanatos, pano de prato, tapetes, crochê etc.

 

Entrevista com Adeilton Ferreira, um dos professores na área de informática:

OESTE GOIANO – Quais são as novidades da área de informática dentro do CECONJ?
    ADEILTON FERREIRA – As novidades é que informática, mais do que outra tecnologia, demonstra ser uma ferramenta extremamente poderosa. Por isso, poderá provocar situações estimulantes e inovadoras na promoção do desenvolvimento cognitivo e afetivo, minimizando, portanto, o analfabetismo digital, o desemprego e a grande deficiência na qualificação profissional do ser humano.  Portanto, é partindo desta perspectiva é que surge a idéia do desenvolvimento da oficina Informática Básica no CECONJ com o intuito primordial de proporcionar à comunidade de Iporá/GO, o contato direto com o computador, além de oportunizar a inserção nesta nova realidade tecnológica. Onde entendemos que o computador deve estar a serviço do homem e de sua vida, fazendo parte de um contexto das relações entre o homem e a sociedade.

OESTE GOIANO – Quais os recursos pedagógicos oferecidos?

ADEILTON FERREIRA – Favorecer ao participante a oportunidade de construir o seu saber nas áreas do conhecimento básico acerca da Informática, durante atividades vivenciadas na oficina, construindo assim um conhecimento compartilhado.
Após cada tema, faz-se uma roda de conversa, ouvindo opiniões e descobertas dos participantes com o objetivo de sistematizar o aprendizado vivencial e de socializar sua produção. No processo de construção do conhecimento são utilizados os seguintes métodos e recursos pedagógicos: exposição dialogada, pesquisas em sites específicos e sistematização dos trabalhos em aplicativos específicos. A oficina de informática básica abrigará atividades relacionadas com a Informática, sendo preparadas, analisadas, executadas e avaliadas pelo professor oficineiro. Os métodos/procedimentos, terão como pressuposto básico a construção do conhecimento, de forma que o aprendiz possa ter embasamento teórico e prático necessário para desempenhar suas atividades básicas no computador, buscando a mediação com os conceitos científicos e tecnológicos essenciais à construção das competências para o exercício da cidadania.

OESTE GOIANO – Como está a procura por estas oficinas da área de informática?
ADEILTON FERREIRA – Olha, estas oficinas abriram no mês de novembro do ano letivo de 2012, mas que terão reinício no ano de 2013, daí está havendo algumas vagas que estão a disposição da  nossa comunidade, basta procurar a Secretaria do CECONJ e fazer sua matrícula que já estará garantida  sua vaga no próximo ano.

OESTE GOIANO – Tem sido possível para as pessoas da terceira idade a inclusão no mundo digital? Dê exemplos.
ADEILTON FERREIRA – Sim. A inclusão digital é uma ação que não tem volta. Quem não tiver o mínimo de conhecimento de informática ficará perdido nesse mundo globalizado. Muitos adultos foram levados de volta à escola pelas crianças que chegavam em casa falando com entusiasmo das aulas de informática. Até mesmo para entender a nova linguagem dos filhos, os pais da atualidade, já sabem que a informática, além de estreitar sua relação com os filhos, tem o poder de abrir portas para um emprego melhor, ampliando sua capacidade profissional.  Não quero aqui citar nomes, até para não cometer injustiças de várias pessoas da melhor idade que já passou por estas oficinas, mas tivemos no CECONJ vários alunos que exerceu e outros exercem variadas profissões, podemos destacar: médicos, empresários, professores, vendedores, aposentados, dona de casa, estudantes, advogados, bancários, trabalhador rural, produtor rural, etc.

OESTE GOIANO – Que técnicas as oficinas desta área usam para o bom desempenho de alunos da terceira idade?
ADEILTON FERREIRA – É estimular a buscar no seu universo os conhecimentos empíricos acerca das questões discutidas em cada encontro, compartilhando com o grupo seu saber, construindo e fortalecendo assim, relações cooperativas no grupo, além da compreensão e assimilação dos conteúdos, consolidando a aprendizagem individual com base na produção coletiva. Este processo favorece a tomada de consciência do mundo que o cerca e de si mesmo, aumentando circunstancialmente as condições de inserção futura no mundo do trabalho e a conseqüente elevação dos seus níveis de qualidade de vida.


Oficinas do Ceconj:

– Acompanhamento Pedagógico em inglês, português e matemática do 6º ao 9º ano;
-Português e matemática do ensino médio cursinho de português e matemática;
– Aeróbica;
-Jump;
-Alongamento;
-Crochê;
-Bordado;
-Canto Coral;
-Corte e costura;
-Culinária;
-Corte e Escova;
-Qualificação de Beleza;
-Dança de Salão;
-Digitação e Informática Básica;
-Futsal;
-Ginastica Localizada;
– Letramento do 1º ao 5º ano;
– Maturidade Saudável;
– Meditando a Vida (Relaxamento);
– Pintura em Tecido;
-Teatro;
-Teclado;
-Tênis;
Strip Dance;
Violão;
Voley;
-Xadrez

(Adriana Oliveira Marques)


Alunos com a professora Deuseli

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

eq
Equatorial Goiás leva Mutirão Pelo Cliente Todo Dia para Iporá
guilherme
Administrador está disponível para servir o empresariado da região
WhatsApp-Image-2025-01-25-at-05.57
Iporá entre cidades onde Saneago tem vagas para jovens aprendizes
WhatsApp-Image-2025-01-24-at-05.43
Morre José Reis de Lima, atuante cidadão iporaense
WhatsApp-Image-2025-01-21-at-05.55
Candidatas em Concurso são recebidas no Instituto Cedrela
eq
Equatorial Goiás leva Mutirão Pelo Cliente Todo Dia para Iporá
guilherme
Administrador está disponível para servir o empresariado da região
WhatsApp-Image-2025-01-25-at-05.57
Iporá entre cidades onde Saneago tem vagas para jovens aprendizes
WhatsApp-Image-2025-01-24-at-05.43
Morre José Reis de Lima, atuante cidadão iporaense
WhatsApp-Image-2025-01-21-at-05.55
Candidatas em Concurso são recebidas no Instituto Cedrela