Na manhã desta segunda-feira, 5, o IF Goiano – Câmpus Iporá – assumiu perante a Prefeitura a tarefa de cuidar da área detrás dos prédios do Fórum e Prefeitura, local que constitui o Parque Municipal Ecológico de Iporá.
Representantes de CDL, IF Goiano e Prefeitura assinam o Convênio
Na manhã desta segunda-feira, 5, o IF Goiano – Câmpus Iporá – assumiu perante a Prefeitura a tarefa de cuidar da área detrás dos prédios do Fórum e Prefeitura, local que constitui o Parque Municipal Ecológico de Iporá. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Iporá é também parceira com a tarefa de ceder mudas para serem plantadas no local.
A reunião realizada foi um passo importante. O Parque Ecológico, que já era criado, inclusive com aprovação de projeto de lei pela Câmara Municipal, agora terá quem poderá implementá-lo, de fato. É o IF Goiano que se apresenta com esta disposição. Foi assinado um termo de Convênio. De um lado, a Prefeitura. De outro, o IF Goiano.
O prefeito de Iporá, José Antônio da Silva Sobrinho, recebeu em seu gabinete o diretor do IG Goiano, prof. José Junio, acompanhado de professores e ainda Radivá Rocha de Carvalho, presidente da CDL que participa do Convênio como interveniente colaborador. Também esteve presente o Juiz de Direito da Comarca, Lucas de Mendonça Lagares, que, em nome do Tribunal de Justiça, cedeu uma parte da área e aplaude a iniciativa de fazer o local ser bem reflorestado, evitando até um início de erosão que há no local, e com possibilidade de, no futuro, ser opção para passeios.
O Parque Municipal Ecológico de Iporá é uma iniciativa de Oivlis Aldrin Morbeck, serventuário da Justiça, que iniciou voluntariamente um trabalho de plantio de mudas no local, como atividade de conclusão de curso. Após o Oivlis, outros fizeram adesão a ideia de fazer do local um Parque Ecológico. Os professores do IF Goiano passam a usar o local no reflorestamento e na área de pesquisas. O planejamento é o plantio de árvores frutíferas do cerrado.
As partes resolveram de mútuo acordo firmar o Convênio, sujeitando no que couber às disposições contidas na Lei 1.501, de 17 de maio de 2012, que criou o Parque Ecológico. Planeja o IF Goiano elaborar projetos de recuperação e recomposição florestal na área, fazer pesquisas científicas na área, colaborar com palestras técnicas referente ao objeto do projeto e realização de mutirões de plantios de mudas no local.
Professor José Junio, diretor do IF Goiano, ao centro, entre Oivlis e Radivá, fala da tarefa assumida.