Em conversa com esta reportagem o atual prefeito de Iporá, José Antônio da Silva Sobrinho, disse que vai enviar ofício ao prefeito eleito, Danilo Gleic Alves dos Santos para cuidar da transição administrativa. Ele diz que, comumente, nestas ocasiões, é o eleito que toma a iniciativa de procurar a administração para este gesto. Mas diz que está com disposição de anteceder a isso.
O prefeito José Antônio diz que é preciso que a transição seja feita dentro daquilo que prevê a lei. Ao que assume é facultado conhecer todos os detalhes da atual administração a fim de que possa preparar a sua gestão.
Nestas ocasiões é necessário informações sobre o organograma administrativo da Prefeitura, incluindo cargos de comissão e salários, funcionários efetivos e despesas de pessoal. Ainda sobre o patrimônio público, convênios em execução, seja das obras em andamento ou transferências de recursos para ações na área social, etc…
O prefeito conta que nestas ocasiões é preciso que se crie por decreto uma comissão para informar ao eleito, também por meio de outra comissão, as informações referentes à máquina administrativa.