Arnon Ferreira, presidente da Associação Heveicultores de Iporá e Região, anuncia que os primeiros
Trazer o plantio de seringueiras para a região do Oeste Goiano é algo que já é real. Cinco produtores já plantaram. Esse novo cultivo ganhou motivação nos últimos dias com o anúncio pelo Banco do Brasil, agência de Iporá, dos primeiros financiamentos para essa atividade. Recursos para este tipo de cultura não eram previstos para a região do Oeste Goiano. A superintendência do Banco do Brasil em Goiás teve que mexer nas regras antes existentes.
Arnon Ferreira, presidente da Associação de Heveicultores de Iporá e Região (AHIR), afirma que os financiamentos estão saindo com juros de 5% ao ano, mas com rebate de 10%, o que significa redução na taxa de juros para 4,5% ao ano. A quitação do financiamento é feita após 7 anos de carência e com outros 7 anos para pagamento. Arnon Ferreira acredita que, com linhas de crédito facilitadas para plantio de seringueiras, essa cultura será incrementada na região. A Associação dos Heveicultores reúne mais de 40 produtores pretendentes ao cultivo de seringueira.
Dos que plantaram seringueira, 4 são em terras do município de Iporá e 1 em Jaupaci. Foram mais de 15 mil mudas plantadas. A Associação de Heveicultores tem um viveiro com 10 mil mudas para novos plantios em terras de associados. Arnon Ferreira costuma dizer que a seringueira é uma alternativa econômica perfeitamente adaptável ao solo e clima da região e muito mais lucrativa do que outras atividades econômicas já existentes em Iporá e municípios circunvizinhos.
Recente plantio na Fazenda Jacaré (primeira foto) e plantio em Jaupaci de seringueira consorciada com melancia