Foi na manhã do domingo passado, 7, que o empresário Sevan Naves, presidente da Triton Energia, fez a primeira recepção a visita a obra de construção das duas hidrelétricas no Rio Bonito: PCHs Tamboril e Rênic.
José Rodrigues, vice-prefeito de Arenópolis; Eduardo Talvani, prefeito de Palestina; empresário Sevan Naves e Antônio Dentista, prefeito de Arenópolis
Foi na manhã do domingo passado, 7, que o empresário Sevan Naves, presidente da Triton Energia, fez a primeira recepção a visita a obra de construção das duas hidrelétricas no Rio Bonito: PCHs Tamboril e Rênic.
Os prefeitos Eduardo Talvani, de Palestina de Goiás, e Antonio Paião, de Arenópolis, acompanhados dos vereadores, secretários e assessores, visitaram e conheceram as duas obras de hidrelétricas. Eles, Talvani e Paião, visitaram a obra na condição de chefes do Poder Executivo em cada uma das cidades e por serem diretamente interessados na sua execução, já que as mesmas estão na fronteira entre os dois municípios administrados por eles.
Antes de percorrem as estruturas e os arranjos destas duas hidrelétricas, ouviram as boas vindas do geólogo Sevan Naves, presidente da Triton Energia, o qual agradeceu o apoio dos prefeitos Eduardo Talvani e Antonio Paião. Sevan Naves falou da importância e da necessidade do aproveitamento racional desta estratégica alternativa energética, com alto potencial na bacia do Rio Caiapó.
Ressaltou o empresário que a disponibilidade deste essencial bem natural, gerado sob baixo impacto ambiental, é fator preponderante na atração de grandes indústrias altamente consumidoras de energia, para esta carente e combalida região, notadamente na metalurgia e siderurgia de níquel e cobre. Somente isto deve movimentar fortemente a economia regional, como aconteceu na região sudeste de Goiás, com a industrialização de Catalão.
Esta realidade já é sentida. Arenópolis tem sua receita duplicada, com aumento na distribibuição do bolo do ICMS, com a PCH Mosquitão. Também já está possibilitando a implantação de piscicultura, em larga escala, vez que os estudos dão o potencial como um dos melhores do estado, podendo, a curto prazo, instalar um grande frigorífico de peixe, em Iporá. Revelou o empresário Sevan Naves, ainda, que estas usinas, junto com a PCH Santo Antonio, do engenheiro Emival Caiado, que esteve presente, são as poucas ora em construção, no País. O arrojo destes goianos, tem levado para a região investimentos superiores a R$ 500 milhões, ofertando mais de 2000 empregos diretos.
O Prefeito Talvani ficou entusiasmado com a implantação destas obras, reconhecendo o efeito multiplicador que tais empreendimentos exercem na região. Ressaltou o pionerismo, o enorme esforço e a visão empreendedora do geólogo Sevan Naves, para mudar radicalmente, para melhor, o panorama regional. O Prefeito Antonio Paião reforçou a relevância destes empreendimentos no processo de redenção regional, que, bem aproveitada, melhorará a qualidade de vida da comunidade, notadamente na oferta de bons empregos, inclusive, para trazer de volta seus pródigos, ao retomar o desenvolvimento sócio econômico de forma sustentável.