Depois de ser contratado como agente de desenvolvimento solidário, Valdion Marques, está atuando dentro da Coopercoisas (Cooperativa de Pequenos Produtores Rurais de Iporá) na implantação do Banco Comunitário de Desenvolvimento.
Valdion Marques passou por treinamento em serviços financeiros e bancários em Vitória (ES) e quer, juntamente com a Coopercoisas e segmentos produtivos do município, trazer estas inovações para Iporá.
No próximo dia 10 de julho haverá reunião sobre este assunto. Às 14:00 horas deste dia, no Salão Santa Gema, acontece o seminário de discussão sobre a implantação do Banco Comunitário de Desenvolvimento. Afirma Valdion Marques que este é o início de um trabalho de mobilização.
A secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES ao Ministério do Trabalho e Emprego, coordena, em todo território nacional, as políticas do governo federal com vistas ao fortalecimento de relações mais justas no campo da economia e do trabalho. Uma das estratégias de ação é a implantação de Bancos Comunitários de Desenvolvimento em todo o território nacional.
O que é um Banco Comunitário de Desenvolvimento ? São serviços financeiros e bancários gerenciados pela comunidade, fazendo com que estes serviços, além de mais acessíveis, sejam um instrumento de organização e estímulo ao desenvolvimento local. O Banco Comunitário trabalha com uma moeda social ou moeda local que é de circulação na própria comunidade. O nome Banco e da moeda social tem ligação com aspectos históricos, culturais e geográficos da região.
A COOPERCOISAS – Cooperativa dos Produtores Rurais de Iporá – é a entidade local que sediará uma unidade de Banco Comunitário que estão sendo implantados pela SENAES. A participação da comunidade iporaense na formação do Fórum de Desenvolvimento Local, na elaboração da Política de Crédito, na definição do nome do banco e do nome da moeda social é fundamental na estruturação do nosso Banco Comunitário.(Adriana Oliveira Marques)