O professor e vereador Joelton de Oliveira (Tatau), juntamente com toda equipe do Colégio Estadual Getúlio Vargas, mobiliza grande números de pessoas ligadas à luta ambiental para a 12ª. Cavalgada Ecológica que corre neste sábado, 23, em Jaupaci.
Todos os anos a Cavalgada cumpre um papel importante na conscientização da população da cidade a respeito da necessidade de preservação da flora e fauna. Pela manhã um grande grupo de cavaleiros sai do Colégio Getúlio Vargas. Percorrem diversas localidades rurais, áreas ribeirinhas e diferenciados biomas. Por onde percorrem vai sendo levada uma mensagem ecológica.
Nas margens de rios é feito o plantio de mudas. Todos os anos um pouco de revegetação é feito, especialmente em áreas de nascentes. Explica o professor Joelton de Oliveira que trata-se do Projeto Viva Vida, uma ação que é permanente em Jaupaci. Consciente da importância de preservação a comunidade jaupaciense repele práticas criminosas ao meio ambiente. O povo já não aceita mais a garimpagem no Rio Claro, por exemplo. É sinal de avanço na conscientização.
O sábado de 12ª. Cavalgada Ecológica termina na Fazenda Córrego do Mutum com uma grande confraternização entre todos os cavaleiros. A equipe de organização afirma que são sempre bem vindos novos integrantes para a Cavalgada Ecológica.