Na noite do dia 11 de junho uma equipe de profissionais da GRIPHUS Consultoria em Arqueologia, de Goiânia, realizou palestra na Faculdade de Iporá – FAI, sobre o tema “Preservando o Patrimônio Cultural através da Arqueologia”. Para o evento foram convidados os acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar e Agronegócios, que em seus currículos estudam conteúdos relacionados à temática abordada. Os palestrantes foram Tatiane Canuto, socióloga, e João Luiz de Oliveira Lopes, turismólogo, especialista em Educação Ambiental e graduando em Arqueologia. Ambos compõem a equipe de Educação Patrimonial da Griphus, instituição prestadora de consultoria da Rialma S. A. e responsável pelo Programa de Resgate do Arqueológico da Pequena Central Hidrelétrica – PCH Santo Antônio do Caiapó.
Dentre outros aspectos relacionados ao assunto, Tatiane e João Luiz explanaram sobre sítios arqueológicos existentes na região e falaram sobre a importância das pesquisas arqueológicas. Segundo Tatiane, a Griphus desenvolve trabalhos na área da PCH desde 2006, tendo realizado em 2010 levantamento para licença de instalação da PCH Santo Antônio do Caiapó, quando foram identificados 10 sítios arqueológicos, sendo nove líticos e um sítio rupestre. Atualmente a Griphus executa o resgate de material arqueológico para licença de operação da PCH. Tatiane acrescentou que o estudo antes da inundação da área e o resgate de material são ações amparadas por Lei federal.
Palestras no canteiro de obras da PCH
No dia seguinte, 12, os palestrantes Tatiane e João Luiz estiveram no canteiro de obras, município de Ivolândia, quando falaram sobre o assunto aos operários que trabalham na construção da PCH Santo Antônio do Caiapó. No momento ressaltaram a importância da preservação do patrimônio cultural através da arqueologia.
Palestra para funcionários da Rialma
Na oportunidade, Clarice Marçal Faria, profissional de Iporá com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, falou aos presentes sobre o tema Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) como imprescindíveis à execução dos trabalhos na área da PCH.
Outro profissional, Elias Centofante, biólogo e mestre em Ecologia e Conservação, ministrou palestra sobre Animais Peçonhentos, alertando os operários sobre os riscos de acidentes com animais muito comuns na região da usina em construção.
Elizabeth Barbosa Araujo – GO 00758 JP
Iporá, 14/06/12