As instalações do canteiro de obra de mais uma hidrelétrica estão em conclusão. A obra da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Renic abrigará cerca de 200 pessoas dos 500 empregos diretos, com consumo de alimentos e material produzidos na região. É o que anuncia o empresário Sevan Naves. A obra da hidrelétrica é no Rio Bonito, afluente do Rio Caiapó e que divide os municípios de Palestina de Goiás e Arenópolis.
Empresário Sevan Naves junto ao início de obras da hidrelétrica
As instalações do canteiro de obra de mais uma hidrelétrica estão em conclusão. A obra da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Renic abrigará cerca de 200 pessoas dos 500 empregos diretos, com consumo de alimentos e material produzidos na região. É o que anuncia o empresário Sevan Naves. A obra da hidrelétrica é no Rio Bonito, afluente do Rio Caiapó e que divide os municípios de Palestina de Goiás e Arenópolis
Diz Sevan Naves, presidente da Triton Energia, que administra a obra, que a política é a de sempre, ou seja, a de contratar, prioritariamente, mão de obra e empresas da região, inclusive, em nível de gerência e administração. Os delicados negócios de compra de terra tem tido uma atenção especial para que não hajam conflitos e insatisfações, o que não ocorreu. Afirma Sevan Naves que isto permite incremento substancial na economia regional e harmonia social.
Os aspectos ambientais tem sido alvo de cuidados particulares e específicos, inclusive, buscando o pessoal técnico e os meios acadêmicos de Iporá para contribuir e interagir nesta tarefa importante. Hoje, com a instalação das PCHs, a TRITON detém um valioso conhecimento técnico e científico dos meios bióticos e físicos desta rica região, até, então, pouco desconhecida.
As obras já estão em ritmo acelerado, notadamente nas escavações e para o desvio do rio, aproveitando o período seco. Para acesso de máquinas pesadas e normalizar o trânsito, a TRITON reparou toda a rodovia GO-471(entre Palestina e Arenópolis), inclusive, instalando canalizações nas drenagens. Já a ponte sobre o rio Bonito deve ser consertada a partir da próxima semana.
Além da Renic já se prepara a construção de outras PCHs. A PCH TAMBORIL, também no Rio Bonito, deve gerar 29,3 MW, a partir de outubro do próximo ano, com investimentos na ordem de R$ 66 milhões. A TRITON, com a PCH Mosquitão (30 MW), a PCH Tamboril (29,3 MW), a PCH Rênic (16MW) e PCHJacaré (26 MW), na região oeste, e PCH Cocal (10MW) e PCH Araras (6,6MW), no centro norte, torna-se expoente e pioneira na geração de energia hidrelétrica de Goiás.
E o que é mais importante, pela forma e alternativa menos poluentes e impactantes ambientalmente de geração de energia, que é a PCH (Pequena Central Hidrelétrica). No próximo passo, ainda neste ano, a TRITON promoverá o aproveitamento dos lagos, com a piscicultura em grande escala de espécies nativas, em sistema de cooperativa com um frigorífico. Será também tecnicamente aproveitada, a partir da próxima semana, a areia que era carreada para o rio Araguaia ou entupindo a calha do Rio Caiapó e a jusante e vem assoreando o lago da PCH Mosquitão. A comercialização dessa areia atende o carente mercado da região metropolitana de Goiânia.
Compartilhar:
Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.
Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.