Por volta das 13 horas desta quarta-feira, 15, a reportagem do Oeste Goiano recebeu uma ligação de alguém que quis que o considerasse anônimo, dando conta de que estava havendo uma extração ilegal de cascalho de dentro da área do aterro sanitário de Iporá e que isto teria como fim o uso numa obra de recuperação da rodovia não-pavimentada entre Iporá e Ivolândia.
A reportagem ficou de averiguar o caso. Mas isto só pode ser feito às 13:30 horas desta quinta-feira, 16. No local, a reportagem encontrou uma máquina pesada de uso para retirada de cascalho, sem funcioanamento, e um veículo adesivado com inscrição que demonstrava ser propriedade da Agetop (ou locado). Dois homens conversavam no local. Havia sinais de retirada recente de cascalho.
Foi feita a fotografia que ilustra esta reportagem. Informado sobre o fato, o prefeito Danilo Gleic Alves dos Santos (PSDB) afirmou que não há autorização para ninguém retirar cascalho do local. Sabe-se que cascalho só pode ser retirado de jazida devidamente documentada. Caso contrário, constitui crime ambiental.