Para marcar o Dia Nacional de enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes (18), a Prefeitura de São Luís por meio do CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social promoveu uma campanha de conscientização para sensibilizar a população, lembrando que as crianças e adolescentes devem ser resguardados.
Com o slogan “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes” a campanha teve concentração no Lago Espelho D’água, e contou com a participação de alunos de diversas escolas da rede municipal, estadual e particulpar, autoridades municipais, representantes de igrejas, entidades não-governamentais, conselhos, Polícia Mirim e servidores municipais.
De acordo com a coordenadora do Creas, a Assistente Social Alessandra Maria, a intenção do “18 de maio” foi destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. “É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, frisou.
O prefeito Sandoval da Matta reforçou em seu discurso a importância dos órgãos em continuar lutando e convocando família, escola, sociedade civil, instituições, igrejas, mídias, e demais órgãos organizados para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. “Nossas crianças precisam ser protegidas, para que possam ter a garantia de uma infância sadia, longe da violência. Para que isso aconteça, contamos com a ajuda de todos nessa luta”, pontuou o Prefeito.
“ Estamos lutando por uma sociedade mais consciente e justa”, reafirmou a primeira-dama e Secretária de Assistência Social Cristina Vieira, que tem acompanhado e apoiado de perto do trabalho do CREAS.
Além da caminhada, a equipe do CREAS dará continuidade às atividades com apoio da Administração Municipal, realizando por meio do Programa Ação e Proteção palestras em todas as escolas do município.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social é uma entidade que apóia às famílias e, além de trabalhar a prevenção da violência, oferece atendimento especializado às crianças, adolescentes e suas famílias. Profissionais especializados acolhem e escutam as vítimas com o objetivo de colaborar com a superação da violência sofrida.
O Dia 18 de maio foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil através da Lei Federal nº 9.970/00, data criada para reforçar o enfrentamento ao abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes, encorajando as pessoas para que denunciem os casos, visando combater a impunidade e proteger as crianças e adolescentes. (extraido do site da Prefeitura de São Luís de Montes Belos)