Os vereadores de Iporá ouviram na semana passada sobre os preparativos para um breve funcionamento da clínica de hemodiálise da cidade. Quem foi até uma das sessões da Câmara foi Lucimar Moraes Ribeiro, esposa do médico Vanderlan, um dos proprietários.
A assessoria de imprensa da Câmara faz o seguinte relato sobre o que tem sido feito para o funcionamento desta unidade de saúde:
A Câmara Municipal de Iporá aprovou em fevereiro de 2007 um projeto de lei que autorizou a prefeitura a doar um terreno de propriedade do município a um grupo de médicos que se propunham a construir na cidade um centro de hemodiálise.
Consumada a doação o trabalho de limpeza e preparação do terreno para a obra foi iniciado e pouco tempo depois o espaço para a instalação da clínica estava pronto quando, um problema relacionado ao lançamento do material produzido no processo de hemodiálise, precisou da atenção do poder público mais uma vez. Era preciso fazer chegar até a clínica a rede de esgoto da cidade, o que foi providenciado depois de uma desapropriação de uma área ao lado da clínica por onde hoje passam as manilhas que levam até a tubulação da rede de esgotos.
Resolvido esse problema, esperava-se a inauguração da clínica Nefrocenter em curto espaço de tempo, o que não aconteceu e provocou manifestações dos vereadores a respeito da doação do terreno para os proprietários da Nefrocenter.
Uma convocação aos proprietários foi feita pelos vereadores e a esposa do médico Vanderlan Ribeiro Carvalho, um dos proprietários da clínica, compareceu na manhã de sexta-feira, 27 de abril, no plenário da Câmara para dar esclarecimentos a respeito da demora em colocar a clínica para funcionar.
De acordo com Lucimar Moraes Ribeiro, esposa do médico Vanderlan houve alguma dificuldade da parte de alguns dos sócios do empreendimento em aplicar o capital necessário para a consolidação do investimento, causa principal do atraso.
Contudo, ainda segundo Lucimar, as providências para sanar os problemas já estavam sendo tomadas e até mesmo a compra de 15 máquinas para a realização dos procedimentos de hemodiálise já haviam sido compradas e aguardava-se a entrega das mesmas.
Lucimar convidou os vereadores a fazerem uma visita à clínica que passou por uma faxina geral e recebe os últimos reparos para a ligação das máquinas. Visitaram a clínica, em atendimento ao convite, os vereadores Devaci Dias, Elione Alves, Suélio Gomes, Weslley Barros e Eurídes Laurindo que puderam ver de perto o espaço onde em breve estará funcionando a clínica Nefrocenter que atenderá pacientes de toda a região diminuindo as dificuldades por que passam os pacientes que deslocam-se desde Aragarças até a cidade de Goiânia para fazer hemodiálise.
O investimento da Nefrocenter além de gerar emprego e renda para Iporá, é uma conquista que beneficiará dezenas de pacientes de toda a região e conta com total apoio dos vereadores da cidade que conhecem de perto o drama de quem precisa fazer regularmente a hemodiálise.