Foi realizada na sexta-feira passada, 4, a 1ª. Audiência Pública dos Direitos da Criança e do Adolescente de Iporá, no auditório da Câmara Municipal. Essa iniciativa partiu do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Iporá, através de sua presidente Fabiana Cristina da Silva. Na solenidade estavam presentes as seguintes autoridades: Dr. Lucas Mendonça Lagares, Juiz de Direito da Comarca de Iporá; o Tenente Edneves Alves dos Santos, representando o Comandante do 12º BPM; o Vereador Valdeci Lima; Telma Aparecida, coordenadora do CRAS; Walter José de Queiroz, Presidente do Conselho Anti-Drogas; Sebastiana Coelho, secretária de ação social e Valdomiro Alves de Paula, presidente do Conselho Tutelar de Iporá.
O objetivo da audiência foi debater assuntos que dizem respeito aos direitos da criança e do adolescente e ao funcionamento do Conselho Tutelar. Algumas sugestões foram citadas pelos presentes:
– Criação da casa de passagem (que acolhe menores que estão temporariamente sem guarda).
– Melhoria dos salários dos conselheiros tutelares
– Criação de espaços sócio-educativos.
Relatou-nos a presidente do CMDCA que a presença das autoridades foi expressiva, superando expectativas. Porém, a participação de membros da comunidade deixou a desejar, segundo Fabiana Cristina, presidente da CMDCA. Ela enfatizou para essa reportagem que é lamentável a ausência dessas pessoas nesses eventos, por deixar de aproveitar a oportunidade de apresentar sugestões para o aperfeiçoamento do trabalho. O que se espera agora é que as sugestões se transformem em atitudes do poder público. (Adriana Oliveira Marques)
O Dr. Lucas Mendonça Lagares, Juiz de Direito da Comarca,e Fabiana Cristina, presidente do CMDCA:duas partipações importantes na audiência pública.