O pesquisador Rander Carlos recebeu do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO, através do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade – SISBIO, autorização para atividades com finalidade científica e que leva o número: 41186-2 O trabalho de pesquisa intitulado: LEVANTAMENTO E MONITORAMENTO DA MASTO FAUNA DA RESERVA AMBIENTAL DA AGROTEC, DIORAMA-GO, BRASIL, tem como objetivo geral realizar o levantamento e identificação das populações de mamíferos existentes na reserva ambiental da AGROTEC, em Diorama.
A finalidade é determinar a riqueza de espécies, bem como analisar a mastofauna local, com o proposito de elaborar medidas ou estratégias de conservação. Avaliar os impactos ambientais da área causados pelas ações humanas, a fim de propor medidas mitigatórias de modo a minimizar os possíveis impactos, principalmente devido o avanço da soja no entorno da reserva e na região, afirma o pesquisador. A reserva ambiental da Agrotec localiza-se a 16°14’52” S; 51°16’55”W, consiste em um grande fragmento de cerrado, isolado, localizado a 3 km da zona urbana da cidade de Diorama. Seu território abrange uma área total de 125 hectares, compostos por um mássico de formações vegetais, desde: mata seca, mata ciliar, cerrado strictu sensu, campo sujo úmido, veredas, além de áreas de capões. O local possui uma infraestrutura completa com: alojamento e laboratórios de pesquisa com plantas medicinais.
O pesquisador ressalta a importância desse tipo de estudo, devido o cerrado abrigar mais de 195 espécies de mamíferos. Para fauna, grande parte destas espécies de mamíferos são endêmicas e muitas estão incluídas na lista nacional das espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. Isso preocupa o pesquisador e o estimula a continuar a pesquisa, pois a reserva possui uma grande biodiversidade que ainda não foi catalogada. De acordo com o pesquisador, á área da Agrotec contém uma biodiversidade significava de répteis, anfíbios e insetos que está sendo estudados por pesquisadores da UEG-Iporá (Universidade Estadual de Goiás) e FAI (Faculdade de Iporá), cuja entidade mantenedora é o Centro de Ensino Superior de Iporá.
A pesquisa que começa a ser feita terá duração de 12 meses. Fazem parte da equipe os biólogos Msc.. Dhego Ramon (Professor e coordenador do curso de Gestão Ambiental da Faculdade de Iporá), Esp. Jefferson Eduardo (Faculdade de Iporá) e alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da FAI e do curso de Biologia da UEG. Rander Carlos Santos de Souza é biólogo, graduado em Ciências Biológicas (UEG, 2012), Esp. em Educação Ambiental e Sustentabilidade (2013-2014). Foi estagiário do Centro de Tecnologia Agroecológico de Pequenos Agricultores AGROTEC (2011).
Atualmente, Rander Carlos é Secretario do Meio Ambiente e Agricultura da Cidade de Diorama. O pesquisador disse ser muito grato à toda gestão da Agrotec por todo apoio e consideração.