Uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/Senac Iporá e a Rialma S. A. Centrais Elétricas proporcionou a realização de palestra na noite da última quarta-feira, 25, para alunos do curso de Técnico em Segurança do Trabalho. Atualmente o Senac Iporá conta com duas turmas de futuros técnicos em segurança, que, reunidos no saguão, acompanharam a palestra proferida pelo profissional Rober Alessandro Alberti, técnico em segurança do trabalho da Pequena Central Hidrelétrica – PCH Santo Antônio do Caiapó, obra da Rialma S. A. Centrais Elétricas. Logo após, o professor e biólogo Elias Centofante, falou aos presentes sobre o tema Meio Ambiente, mostrando ações e cuidados tomados na execução da usina em construção no rio Caiapó.
Teoria e prática
Ao manifestar sua opinião sobre o trabalho realizado, a aluna Juliele de Souza Silva Ramos, disse que o importante foi perceber que a teoria estudada no curso está sendo aplicada pelos profissionais que atuam na área da segurança do trabalho. Como já viram o conteúdo enfatizando liderança, chamou-lhe a atenção quando Rober falou sobre fatores essenciais nas frentes de trabalho, como respeito, humildade e saber ouvir as pessoas.
A aluna Deise Mônica Rodrigues Cunha percebeu que há várias formas de atuar como técnico de segurança, e que deve tratar bem todos os funcionários da obra para conseguir desempenhar um bom trabalho. A preocupação com o meio ambiente foi outro aspecto que lhe chamou a atenção, quando se trata da execução de uma grande obra como a usina hidrelétrica.
A parceria
O convite para realização da palestra partiu da professora Clarice Marçal Faria, graduada em Engenharia de Alimentos, com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e instrutora do curso de Segurança do Trabalho do Senac Iporá. O objetivo foi mostrar aos alunos como é a rotina na vida de um técnico de segurança do trabalho, daí a ideia de convidar um profissional para falar de suas atividades e esclarecer dúvidas e anseios dos alunos. Para agendamento e realização da palestra, Clarice Marçal contou com o apoio da Profª Rosângela dos Santos Araújo, supervisora pedagógica do Senac Iporá. (Elizabeth Barbosa Araujo – GO 00758 JP)