Durante todo dia de ontem, 19, aconteceu nas dependências do PETI a III Conferência Regional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, evento este realizado pelo Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Secretaria Estadual de Cidadania e Trabalho e Prefeitura Municipal de Iporá. Estavam presentes o prefeito José Antônio , a primeira dama dona Ivondir Souza Silva; a secretária de promoção social, Sebastiana Coelho; o vice-presidente da Câmara, Duílio Siqueira (PSDB); secretária municipal de saúde, Lucélia Borges; secretária municipal de educação, Rute Cabral; Aline Silva, coordenadora do PSF; diretora da UEG, Marilda Oliveira; conselheiro estadual dos direitos da pessoa com deficiência, Amílcar Guilherme de Farias, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Tênio do Prado, vice presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e das comissões dos direitos humanos e da pessoa com deficiência da OAB de Goiás e Brasília. Participaram pessoas de diversas cidades da região: Britânia, Ivolândia, Caiapônia, Palestina, Israelândia, São João da Paraúna, Diorama, Jaupaci, Piranhas, Montes Claros de Goiás, Jussara, Amorinópolis, Goiânia e outras.
Durante todo o dia aconteceram palestras sobre temas variados, todas com abordagem sobre o deficiente físico dentro do contexto atual:
1º Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia, com a palestrante Maria José de Carvalho, de Goiânia, membro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
2º Segurança, Acesso a justiça, padrão de vida e proteção social adequados, com o palestrante André Jonas de Campos , Assessor Jurídico da ADFEGO, (Assoc. dos Deficientes Físicos Est. De Goiás).
3º Sáude, prevenção, reabilitação, órtese e prótese, com o palestrante Fransueny Ribeiro, Fisioterapeuta da ADFEGO.
4º Educação e Esporte, trabalho e reabilitação profissional, com a palestrante Sandra Pantaleão, gestora pública da ADFEGO, a qual conduziu também as plenárias do final do dia.
Segundo Sebastiana Coelho, secretária de promoção social, o encontro superou as expectativas. Estavam presentes representantes de 25 municípios. Relata a secretária que o encontro de Iporá contou com o dobro de pessoas dos demais realizados em outras regiões do estado. Ao final do evento foram escolhidas 30 representantes para levar as propostas em favor dos deficientes para a Conferência estadual a serem realizado em agosto próximo.(Adriana Oliveira Marques)
Pessoas vindas de diversos municípios debateram os direitos de portadores de deficiência física