Inverdades ditas pela atual administração de Iporá sobre o aterro sanitário foram mostradas nesta manhã de quarta-feira, 23, pelo vereador Gumercino Francisco da Silva, o Fio (PPS). O parlamentar desmascarou o que foi publicado nos últimos dias em um jornal impresso que circulou na cidade de Iporá. Pela reportagem, o prefeito Danilo Gleic disse que está tudo em ordem no aterro sanitário, com tudo que ali é jogado devidamente aterrado. A reportagem ainda foi ilustrada com foto, mostrando uma área aterrada.
O vereador Gumercino Francisco, para desmascarar o que foi dito, agiu em duas frentes. Primeiro, às 8 da manhã desta quarta-feira, levou três órgãos de imprensa ao local do aterro. Os repórteres puderam ver um grande desleixo no local. Tem muito lixo amontoado, sem estar devidamente aterrado.
Em um segundo momento, na primeira sessão ordinária do mês de abril e que foi realizada nesta manhã, a partir de 9 horas, denunciou na Tribuna da Câmara, a inverdade que a gestão fez aparecer na imprensa escrita. Relatou aos vereadores e assistentes em plenário que o aterro sanitário de Iporá está imundo, com montanhas de lixo, sem aterro, com mau cheiro e urubus. Gumercino Francisco mostrou fotos que ele tirou do local na quinta-feira passada, 17. Ele disse ainda que o caminhão que transporta ao aterro se locomove com desleixo, fazendo com que muito lixo caia nas margens da estrada.
O vereador disse que vai levar essa denúncia ao Ministério Público da Comarca de Iporá. Ele quer providências quanto a gravidade ambiental do caso e sobre essas inverdades que o Executivo faz serem publicadas na imprensa. A liderança do prefeito na Câmara nada falou em defesa do Executivo. Certamente o prefeito pronunciará sobre o assunto e terá espaço assegurado na imprensa.