Nesta terça-feira, 10, o Sindicato Rural de Iporá e Diorama (STR) juntamente com a FAEG, realizaram no Espaço Verde, um seminário com o tema “Expectativas do setor produtivo rural ao próximo prefeito 2013-2016”. O evento trata-se de uma iniciativa da FAEG que por meio de 8 equipes está promovendo este debate em todos os 150 municípios do Estado de Goiás.
Políticos ou pré-candidatos não compareceram a reunião
Nesta terça-feira, 10, o Sindicato Rural de Iporá e Diorama (STR) juntamente com a Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Goiás (FAEG), realizaram no Espaço Verde, um seminário com o tema “Expectativas do setor produtivo rural ao próximo prefeito 2013-2016”. O evento trata-se de uma iniciativa da FAEG que por meio de 8 equipes está promovendo este debate em todos os 150 municípios do Estado de Goiás.
A partir de uma definição de desenvolvimento amplo e de um diagnóstico para o Município de Iporá, a reunião teve como objetivo apresentar propostas para os futuros candidatos a prefeito e a Câmara Municipal a fim de que estas integrem seus respectivos planos de governo e norteiem a ação administrativa entre 2013 e 2016.
Apesar da relevância e dos esforços realizados para realizar o evento, a participação da comunidade e principalmente dos políticos, foi mínima, entre estes, participando apenas o vereador Suélio Gomes e seu Assessor de Gabinete Uelto Gomes.
Esteve presentes também, a Secretaria da Agricultura Fernanda Cibele; Daisy Vilela; Vilton Pereira que apresentou o diagnóstico do município; integrantes do Sindicato Rural de Iporá; integrantes da FAEG e da Emater.
Primeiramente foi apresentado um cronograma da reunião, num segundo momento Evaristo, Zootecnista e Consultor do SEBRAE apresentou uma definição ampla de desenvolvimento que engloba os conceitos de desenvolvimento econômico, humano e sustentável e apresentou a necessidade da mudança de postura da sociedade para que este se efetive.
Vilton Pereira apresentou por meio de dados um perfil do Município de Iporá
Posteriormente, Vilton Pereira, apresentou alguns dados do Município de Iporá, apresentando um perfil da educação, infra-estrutura, economia e outros setores.
Por fim, foram levantadas propostas nas áreas de educação e qualificação profissional; saúde e promoção social; infraestrutura e logística; empreendedorismo econômico e meio ambiente; política agrícola municipal e gestão pública participativa.
Estas propostas serão encaminhadas aos candidatos, posteriormente será realizado um debate entre estes e a partir dos compromissos firmados, a realização das propostas serão acompanhadas e monitoradas pela FAEG e também pela comunidade. (João Batista da Silva Oliveira)