Dois alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Centro de Ensino Superior de Iporá, Faculdade de Iporá – FAI, Alex Junio de Souza e Madson Souza, sob coordenação do Professor Dhego Ramon, biólogo, especialista em herpetologia, mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, professor e coordenador do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da FAI, realizaram entre os dias 17 e 20 de abril passado, o décimo primeiro monitoramento da herpetofauna, nas áreas de influência direta e indireta da empresa Mineradora NXGOLD/SA, localizada em Mato Grosso.
Segundo o biólogo, o Monitoramento Ambiental consiste na realização de medições e/ou observações específicas, dirigidas a alguns poucos indicadores e parâmetros, com a finalidade de verificar se determinados impactos ambientais estão ocorrendo, podendo ser dimensionada sua magnitude e avaliada a eficiência de eventuais medidas preventivas adotadas, ou sejam, são realizados como parte das exigências legais ambientais a empreendimentos causadores de significativo impacto ambiental.
Quanto a participação dos alunos de Gestão Ambiental no monitoramento, eles que foram preparados na vida acadêmica durante 2 anos, puderam perceber na prática a importância desse tipo de monitoramento. De um modo geral esta atividade, dentre outras, fazem parte da atuação e função do Tecnólogo em Gestão Ambiental. O professor, na oportunidade, parabeniza os alunos pela dedicação, esforço e conhecimento da equipe.
O professor ressalta ainda, em um curto espaço de tempo, quando chegarem novos empreendimentos para Iporá e região, como a Mineração do Níquel e as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), dentro outros, sem dúvida, esse alunos formados em Gestão Ambiental, ponderam atuar como mão de obra técnica especializada, nas área de Fauna, Flora e Administração Ambiental, porque foram exaustivamente preparados para isso, afirma o professor.
Trabalho de campo em que se verifica o impacto do que fez preventivamente