A formação continuada é um trabalho realizado pelas Professoras Mediadoras do Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE Iporá e que acontece através de oficinas, cursos, participação em trabalhos coletivos e reuniões.
A formação continuada é um trabalho realizado pelas Professoras Mediadoras do Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE Iporá e que acontece através de oficinas, cursos, participação em trabalhos coletivos e reuniões. Ao fazer uma retrospectiva das atividades desenvolvidas recentemente, chegou-se à conclusão que esse trabalho foi bastante significativo. Em atendimento às solicitações das unidades escolares, no dia 13 de fevereiro foi realizada uma oficina de Migração para o Sistema Operacional Linux na Escola Municipal Cirandinha (matutino) e Colégio Municipal Manoel Amâncio (vespertino), em Arenópolis, sob a responsabilidade da Profª Isabel Cristina. Em 28 e 29 de fevereiro as Profªs Ducely Sousa e Hellen Xavier estiveram na Escola Municipal Maria Conceição, em Baliza, ministrando oficinas de Migração (1ª parte), Planejamento e Jogos Educativos. Também nos dias 28 e 29 de fevereiro a Profª Elizabeth Araujo ministrou oficinas (matutino e vespertino) de Rádio de Pátio na Escola Municipal Dimas Nasser, em Bom Jardim de Goiás.
No dia 02 de março a Profª Ducely Sousa ministrou Oficina de Migração – Linux no Colégio Municipal Manoel Amâncio, em Arenópolis, com participação inclusive dos professores da Escola Municipal Cirandinha. No dia 07 de março foi ministrada uma oficina de Migração/Writer e Internet – Linux no Colégio Estadual Ana Algemira do Prado, em Palestina de Goiás, onde trabalharam as Profªs Ducely Sousa e Hellen Xavier. No mesmo dia (07/03) as Profªs Maria Assis e Iara Oliani estiveram em Piranhas, onde coordenaram a webconferência para entrevista dos candidatos inscritos no processo de seleção de Técnicos Escolares.
Iniciado no dia 09 de março (em Iporá) está em andamento o curso O Ensino de Matemática via Resolução de Problemas, conduzido pela Profª Iara Oliani. Nos dias 13 e 14 de março as Profªs Ducely Sousa e Hellen Xavier trabalharam a 2ª parte da Oficina de Migração – Writer, Impress e Internet, na Escola Municipal Maria Conceição, em Baliza. Nos dias 14 e 15 de março a Profª Deusenir Alves capacitou os novos alunos monitores para atuarem no Laboratório de Informática Educativa – LIE do Colégio Estadual Odilon José de Oliveira, em Iporá. A participação em Encontro Coletivo foi outra atividade relevante: no dia 16 de março, a Coordenadora Pedagógica do NTE, Lourdes Antônia, esteve na Escola Municipal Jorcelino Alves Barbosa, de Iporá, orientando o Grupo Gestor e equipe docente sobre o uso adequado das tecnologias como ferramentas pedagógicas.
No dia 20 de março a Profª Deusenir Alves ministrou a oficina de Jogos Educativos, na Escola Municipal Ana Esméria Vilela, em Caiapônia. No dia 21 de março foi trabalhada a 2ª parte da oficina de Migração – Linux no Colégio Estadual Ana Algemira do Prado, em Palestina de Goiás. A Profª Ducely Sousa foi a responsável por essa oficina. Rotineiramente acontecem no NTE as reuniões e encontros de formação com as professoras dinamizadoras de Rádio Escola, moduladas pela Secretaria Municipal de Educação de Iporá. São momentos que oportunizam a troca de informações e experiências entre as unidades escolares que fizeram adesão ao Projeto Rádio Escola.
Elizabeth Barbosa Araujo – GO 00758 JP
Iporá, 27/03/12