Maçons, familiares e convidados usaram a manhã do 7 de setembro, domingo, para uma atividade ecológica, esportiva e também com caráter cívico e que marcou a data da Pátria.
Primeiramente foi feita uma pedalada de 22 km na região da Comunidade do Pontal, município de Iporá, com saída da Loja Maçônica Paz e Trabalho e chegada no Clube Chico Porto, área de lazer da Loja Maçônica União de Iporá. Neste local foi plantado um viveiro com ipês amarelos (dezenas de sementes) e duas sementes de acácias (ao todo, 66 mudas). Cada um dos presentes fez um plantio. As sementes foram entregues em ponto de apoio da pedalada, na Comunidade do Pontal.
Oivlis Áldrin Charles Morbeck Barros de Souza falou aos presentes sobre a simbologia da Acácia. Falou ainda sobre a importância da questão ecológica e da necessidade do engajamento da Maçonaria em atividades desta natureza. Ao final, foi servido almoço para todos.
Adeilton José Ferreira, Venerável Mestre da Loja Paz e Trabalho, afirmou que o evento foi muito positivo e perdeu quem não participou desta programação que envolveu esporte, ecologia e civismo.
João Batista Alves, Venerável Mestre da Loja União de Iporá, afirmou que o evento foi bonito e significativo e que precisa se repetir anualmente.